Tempo seco para soja do Rio Grande do Sul entra no foco, aponta AgRural
O tempo mais seco nesta semana para áreas de soja do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, entrou no foco do setor, apontou a consultoria AgRural em seu relatório semanal.
A AgRural indicou ainda que a colheita no país havia atingido 10% da área até a última quinta-feira, percentual próximo do registrado na mesma época do ano passado. No comparativo semanal, a área colhida dobrou.
As máquinas estão em campo já em praticamente todos os Estados produtores, disse a AgRural.
“Sem grandes percalços na colheita até aqui, o que acabou entrando no foco foi a combinação de tempo quente e seco em áreas do Sul do país e de Mato Grosso do Sul”, apontou o relatório.
“A maior preocupação é no Rio Grande do Sul, que tem cerca de 15% das lavouras em enchimento de grãos e onde as condições climáticas ao longo de fevereiro são decisivas para a definição da produtividade.”
As chuvas serão escassas no Rio Grande do Sul esta semana, com os volumes ganhando força na próxima semana, mas ainda abaixo da média na parte norte do Estado gaúcho, segundo dados do terminal da LSEG.
“Mas perdas também podem ocorrer em áreas mais tardias do Paraná, Santa Catarina e sul de Mato Grosso do Sul”, alertou a AgRural.
A produção de soja do Brasil na safra 2025/26 deve alcançar 181 milhões de toneladas, que seria um novo recorde, segundo a última estimativa divulgada pela AgRural, na semana passada.
Milho
Enquanto a colheita de soja se desenvolve, o plantio de milho segunda safra avançou para aproximadamente 13% da área projetada, contra 5% uma semana antes e 9% no mesmo período da safrinha 2025, de acordo com dados levantados pela AgRural.
“Mato Grosso continua na liderança, seguido de longe pelo Paraná, mas também já há semeadura pontual em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.”
O milho verão 2025/26 estava 10% colhido no centro-sul do Brasil até a última quinta-feira, contra 5% na semana anterior e 14% um ano atrás. “Embora ainda haja atraso, o ritmo foi favorecido pelo tempo mais seco dos últimos dias.”