CryptoTimes

Terra (LUNA): Protocolo Anchor (ANC) já perdeu U$ 18 bi em capital travado

11 maio 2022, 14:30 - atualizado em 11 maio 2022, 14:30
Terra luna anchor
Investidores perdem grandes valores travados em protocolo da rede Terra e compartilham no Twitter. (Imagem: Crypto Times)

A Anchor (ANC), maior plataforma de empréstimos descentralizados da rede Terra, derreteu mais de 60% em uma semana após a stablecoin da rede Terra (LUNA) perder seu lastro, e precisar vender a reserva de bitcoin para manter o colateral.

Até a semana passada, o protocolo continha um Valor Total Travado, ou TVL na sigla em inglês, desde o dia de ontem, de cerca de U$ 20 bilhões, e hoje esse número diminuiu para U$ 2,52 bilhões.

(Imagem: DefiLlama)

O protocolo era um dos principais “drivers” de crescimento na demanda por UST, e consequentemente LUNA, uma vez que prometia retornos de 20% na atividade de staking (fornecer liquidez para a rede travando os tokens nativos).

A recompensa pelo staking em UST era recebida também em UST, que até pouco tempo atrás valia um dólar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem perde junto, fica junto

No Twitter, investidores compartilharam o sentimento de perdas de grande valores em seus ativos sob rendimento na plataforma. O sentimento é de ajuda entre a comunidade e apoio emocional:

“Tantas pessoas gritando sobre perder tudo. Principais contas falando sobre não cometer suicídio. Para quem me segue: Somos todos iniciantes e estamos aprendendo. Perdi um monte de dinheiro que está preso na Anchor. Se você quer falar sobre planos de recuperação”, compartilhou um usuário da rede social.

“Acabei de fechar a Anchor completamente. Vendi todo o meu LUNA para ajudar a pagar o empréstimo, em seguida, transferi meu ETH restante da Terra de volta para a rede Ethereum. Tem sido um passeio selvagem, e estou triste por partir. Todos nós perdemos muito dinheiro, fiquem todos fortes.”

Um YouTuber cripto dos Estados Unidos chegou a oferecer doações para quem perdeu seu dinheiro nessa queda da stablecoin:

LUNA não vai mais à Lua

Os preços dos tokens nativos da rede Terra — LUNA e a stablecoin UST — estão em queda livre, e o projeto da rede parece estar desmoronando.

UST é uma stablecoin descentralizada da qual o objetivo seria ter paridade ao dólar. O lastro se desenvolveria conforme os usuários da rede fazem uma combinação de mecanismos de queima entre ambos os tokens.

Dessa forma, LUNA deveria manter o lastro de UST.

Todavia, o mecanismo parou de funcionar em meio à queda no mercado de criptomoedas, fazendo com que investidores nos tokens da rede Terra corressem para deixar o projeto para trás.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.