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The Money Office: Você já viu em qual nível está o “Índice de medo e ganância” do mercado?

15 nov 2021, 21:42 - atualizado em 15 nov 2021, 21:42
Segundo a gestora Franklin Templeton, é interessante contrastar esta “fome” do mercado com a cautela do consumidor com a inflação (Imagem: Montagem/ Money Times)

Há vários índices por aí que gosto de acompanhar, como o Animal Spirits do Wells Fargo, mas um que é especialmente interessante é o criado pela CNN: “Índice de medo e ganância”.

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O indicador, que vai de zero (medo total) a 100 (ganância total), está atualmente em 82 – considerado como ganância extrema.

Segundo a gestora Franklin Templeton, é interessante contrastar esta “fome” do mercado com a cautela do consumidor com a inflação.

O indicador da Universidade de Michigan, divulgado na sexta-feira (12), ficou em 66,8 pontos, e a previsão de inflação em 12 meses do relatório chegou a 4,9%, a maior desde 2008.

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“Vale ressaltar que um em cada quatro consumidores citou reduções inflacionárias em seus padrões de vida em novembro, com renda mais baixa e consumidores mais velhos expressando o maior impacto. Com base nesta pesquisa, o sentimento do consumidor dos EUA está agora em seu ponto mais baixo em 10 anos”, disse a gestora em um relatório divulgado nesta segunda-feira (15) obtido pelo Money Times.

O indicador de medo e ganância da CNN leva em consideração sete pontos:

1 – O S&P 500 contra a média móvel de 125 dias

2 – O número de ações atingindo as altas e baixas de 52 semanas na Nyse

3 – O volume de ações negociadas em ações em alta versus aquelas em declínio.

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4 – A relação de venda/compra, que compara o volume de negociação de opções de compra em relação ao volume de negociação de opções de venda.

5 – O diferencial entre os rendimentos de títulos com grau de investimento e títulos de alto risco.

6 – O índice de volatilidade VIX.

7 – A diferença do retorno das ações contra os Treasuries.

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“Para cada indicador, observamos o quão longe eles se desviaram de sua média em relação a quão longe eles normalmente mudam. Nós olhamos cada um em uma escala de 0 a 100. Quanto mais alta a leitura, mais gananciosos os investidores estão, e 50 é neutro”, explica a CNN.

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Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
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