Internacional

The Money Office: Você já viu quantos gasodutos passam pela Ucrânia? Veja este mapa agora

01 mar 2022, 15:30 - atualizado em 01 mar 2022, 15:38
“Qual será o impacto da guerra no segundo maior exportador de energia do mundo?”, questiona o especialista Peter Zeihan (Imagem: Montagem/ Money Times)

O especialista em geopolítica respeitado internacionalmente, Peter Zeihan, que está em pré-venda com o seu sugestivo livro “O fim do mundo: é apenas o começo”, criou um mapa muito interessante que revela o intrincado vai e vém de gasodutos na Ucrânia e nos países vizinhos.

“Qual será o impacto da guerra no segundo maior exportador de energia do mundo? Quais mercados consumidores serão mais (e menos) impactados? Como esses mercados se adaptarão à súbita perda de exportações russas? Quanto tempo durarão essas perdas?”, questiona Zeihan.

O especialista é autor dos livros “The Accidental Superpower” e “The Absent Superpower”, fez parte da equipe do Departamento de Estado americano e é vice-presidente da consultoria Stratfor. Em 2017, eu o entrevistei para o Money Times sobre o potencial do xisto como alternativa ao petróleo. Leia aqui.

Enquanto o mundo inteiro está fazendo estas contas, veja com seus próprios olhos o tamanho do problema que estamos enfrentando:

Mapa
(Imagem: Peter Zeihan)
Gustavo Kahil é Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.