Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Tokens não fungíveis (NFTs) tiveram lento crescimento em 2019, afirma relatório

26/02/2020 - 11:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A NonFungible.com analisa os mercados de tokens não fungíveis, o ecossistema “crypto-gaming” e lojas de blockchain, trazendo transparência para os mercados de tokens (Imagem: Facebook/NonFungible.com)

NonFungible.com, grupo de pesquisa de mercado, lançou seu relatório de 2019 sobre tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), detalhando a atividade anual em blockchains e no mercado para todos os projetos no setor de NFTs.

O relatório mostra que métricas brutas, como capitalização de mercado e o número de usuários, passaram por um crescimento modesto (17% e 1%, respectivamente).

Enquanto isso, o volume de tokens transferidos, medidos em termos de dólares, diminuiu em 4% em comparação a 2018.

Porém, é importante destacar que o pico de janeiro de 2018 nos mercados cripto inflacionou os volumes de transferência entre NFT e dólares em 2018.

Observando os diferentes setores de NFT, o interesse em colecionáveis (jogos como CryptoKitties) enfraqueceram em 2019. Mas essa queda foi contrabalenceada por um aumento na atividade de jogos de RPG e de estratégia NFT, como My Crypto Heroes e 0xUniverse.

Embora colecionáveis foram uma aplicação fácil de ser implementada pelos NFTs (graças ao padrão ERC-721, que permite a criação de tokens únicos no blockchain da Ethereum), usuários estão começando a migrar para jogos mais complexos, talvez conforme essas aplicações expandam suas capacidades.

Volume de transações por tipologia de projetos (Imagem: NonFungible.com)

NonFungible.com também explorou as taxas de retenção (por quanto tempo um usuário se conecta com um projeto) no nível individual de aplicações.

A maioria dos projetos conseguiu uma alta taxa de retenção nos três primeiros meses. Mas essa métrica despencou após esse período e continua a decrescer ao longo do tempo.

Taxa média de retenção para projetos NFT, analisados pela NonFungible.com (Imagem: Messari)

Apesar do grande “hype” quando NFTs foram lançados, não é surpreendente ver apenas um nível modesto de crescimento da atividade NFT e da base de usuários do setor.

Esses tokens únicos e suas aplicações relacionadas ainda estão no estágio inicial e, geralmente, não podem competir com suas alternativas tradicionais.

Aplicativos de NFT, principalmente os focados em jogos, poderiam ver mais atividade quando houver mais disposição das empresas de jogos a permitir que ativos sejam negociados livremente entre ecossistemas.

NonFungible.com também previu que o setor NFT veria crescimento significativo em termos de capitalização de mercado, base de usuários e volume.

O grupo de pesquisa possa ter feito suas previsões com base em alguns lançamentos muito aguardados deste ano (como o lançamento da Decentraland na semana passada) e em um crescente interesse em projetos de NFT entre investidores.

Em relação a este último, NonFungible.com destacou as rodadas de financiamento recentes asseguradas pela Sky Mavis e OpenSea, bem como a aquisição da Nifty Gateway, startup para venda de NFTs, pela corretora cripto Gemini.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/02/2020 - 11:42