CryptoTimes

Tornado Cash: Suposto desenvolvedor é preso dois dias após EUA banir protocolo

12 ago 2022, 9:29 - atualizado em 12 ago 2022, 9:29
Tornado Cash
A agência holandesa afirmou que pessoas por trás de Tornado Cash lucraram com transações de lavagem de dinheiro. (Imagem: Unsplash/Espen Bierud)

Autoridades holandesas prenderam um desenvolvedor suspeito de envolvimento com Tornado Cash na quarta-feira (10), dois dias após o governo dos Estados Unidos ter sancionado o protocolo cripto, segundo um comunicado feito hoje (12) pelo Serviço Holandês de Informação Fiscal e Investigação (FIOD, na sigla em inglês).

O Serviço prendeu um homem não identificado, de 29 anos, em Amsterdã, segundo o comunicado.

Ele é suspeito de envolvimento na ocultação de fluxos financeiros criminosos e facilitação de lavagem de dinheiro por meio de Tornado Cash, protocolo que embaralha transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas.

“Essas tecnologias avançadas, como organizações descentralizadas que podem facilitar a lavagem de dinheiro, estão recebendo atenção extra do FIOD”, disse a agência, acrescentando que poderá fazer novas prisões.

A agência também afirmou que pessoas por trás de Tornado Cash – sem especificar se são desenvolvedores ou membros da organização autônoma descentralizada (DAO) que o operam – tiveram altos lucros a partir dessas transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EUA bane Tornado Cash e carteiras associadas

O Departamento do Tesouro dos EUA adicionou Tornado Cash e 44 endereços de carteiras de ethereum e USDC associados ao protocolo cripto à Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN), segundo um comunicado dessa segunda-feira (8) do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

As carteiras identificadas incluem o contrato autônomo usado em Tornado Cash e na carteira de doação ao protocolo cripto.

Após as sanções, depósitos ao protocolo caíram drasticamente e houve um aumento repentino em saques. Cerca de 15% dos ativos presentes no protocolo já foram sacados.

As sanções a Tornado Cash também impactaram usuários do protocolo.

Emissora da stablecoin USDC, Circle congelou US$ 75 mil em USDC que estavam presentes nos endereços sancionados. Serviços de infraestrutura cripto começaram a limitar acesso ao protocolo, e a corretora cripto dYdX começou a bloquear contas ligadas a Tornado Cash.

Entre para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblock@moneytimes.com.br