Empresas

Totvs (TOTS3) vê “morte de softwares” como exagero e enxerga IA como grande oportunidade

12 fev 2026, 12:46 - atualizado em 12 fev 2026, 12:46
Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs (Foto: Divulgação)

Depois da queda de cerca de 20% em dois dias, atribuída ao receio de que novas ferramentas de inteligência artificial — como as lançadas pela Anthropic — possam pressionar empresas de software, a Totvs (TOTS3) decidiu enfrentar o debate de frente. Na teleconferência de resultados, realizada nesta quinta-feira (12), a companhia afirmou que a tese de que a inteligência artificial (IA) “acabaria” com o setor é exagerada e classificou a tecnologia como “a maior oportunidade da história da companhia”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa discussão de que a IA vai matar o software me fez lembrar do Mark Twain: ‘A notícia da minha morte foi um exagero’”, disse o presidente da companhia, em referência à frase do escritor norte-americano que ironizou rumores sobre sua própria morte. Para ele, longe de representar uma ameaça existencial ao setor, a IA é “a maior oportunidade da nossa história”.

Segundo o executivo, a comparação ignora que “os softwares não são iguais” e que um Sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) — software que integra finanças, fiscal, contabilidade, estoque e processos operacionais de uma empresa — “é muito mais do que uma aplicação”.

O receio do mercado é que ferramentas de IA generativa passem a executar tarefas hoje realizadas dentro dos ERPs, reduzindo a necessidade de uso dos sistemas tradicionais. Para a Totvs, porém, o nível de precisão exigido nesses softwares torna essa substituição improvável.

“Quanto mais crítico e complexo é um software, mais lento é o ritmo de adoção de qualquer tecnologia, incluindo a IA. Softwares de gestão são os mais críticos e complexos. E a Totvs é focada no pequeno e médio empresário brasileiro”, afirmou. “O nível de acuracidade necessário e os riscos envolvidos no caso de erros tornam a ideia da substituição de sistemas de gestão por aplicativos criados por usuários algo bastante questionável.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Totvs acelera investimentos em IA

A resposta não ficou apenas no discurso. A Totvs anunciou que pretende intensificar os aportes em desenvolvimento, com um incremento adicional de cerca de R$ 75 milhões por ano nos próximos quatro anos, dentro de um total estimado de aproximadamente R$ 600 milhões no período.

Os recursos serão direcionados à evolução da base tecnológica que permitirá integrar agentes de inteligência artificial aos próprios ERPs, além da ampliação da infraestrutura em nuvem e da adaptação dos sistemas para novos modelos de monetização baseados no uso dessas funcionalidades.

A estratégia está baseada na chamada Inteligência Artificial de Propósito Específico (ANI, na sigla em inglês para Artificial Narrow Intelligence) — modelo voltado para tarefas e contextos delimitados — em vez da Inteligência Artificial Geral (AGI, sigla para Artificial General Intelligence), que busca executar múltiplas funções amplas.

“Estamos convictos de que o caminho para os nossos clientes adotarem a IA em larga escala é a inteligência artificial de propósito específico e não a inteligência artificial geral”, afirmou o executivo. Segundo ele, por ser especializada, a ANI “tem domínio do contexto”, o que a torna “muito superior em precisão e desempenho”, com “custos significativamente menores”, além de “mais governança e segurança”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denis também destacou que esse posicionamento permite avançar com um nível de investimento inferior ao de grandes empresas globais de tecnologia. “Não há necessidade de fazer investimento de bilhões. O nosso papel não é o papel de um grande provedor de infraestrutura”, afirmou.

A administração ressaltou ainda que a IA já começa a gerar ganhos internos de produtividade. O impacto, segundo a companhia, é “concreto, crescente e transversal”, contribuindo para melhora de eficiência operacional.

No recado ao mercado, a Totvs tenta inverter a narrativa: em vez de enxergar a inteligência artificial como ameaça aos ERPs, a companhia aposta que a tecnologia pode ampliar sua relevância dentro das empresas e expandir seu mercado potencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Unesp, tem passagens pelo InfoMoney, CNN Brasil e Veja. Pautas para vitor.azevedo@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Unesp, tem passagens pelo InfoMoney, CNN Brasil e Veja. Pautas para vitor.azevedo@moneytimes.com.br
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar