Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Trump: China se deu vantagem ao enfraquecer moeda

10/06/2019 - 14:39
“Deveríamos ter o direito de um campo de jogo justo… Porque o nosso Fed é muito, muito disruptivo para nós”, disse o presidente norte-americano

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em entrevista por telefone para o programa matinal Squawk Box da CNBC nesta segunda-feira (10), disse que a China deu a si mesma uma “tremenda e competitiva” vantagem ao enfraquecer sua moeda. Ainda de acordo com Trump, o campo de jogo precisa ser igualado.

“Deveríamos ter o direito de um campo de jogo justo… Porque o nosso Fed é muito, muito disruptivo para nós”, afirmou o presidente norte-americano. “Mesmo sem um campo de jogo justo, nós estamos ganhando porque as tarifas estão nos colocando em tremenda vantagem competitiva”.

O yuan chinês atingiu sua mínima do ano, fechando perto do 7 para cada dólar, nível que, se quebrado, pode ocasionar uma reação negativa para mercados de risco, segundo alguns estrategistas.

Trump afirmou que os Estados Unidos decidiram não chamar a China de manipuladora de moedas, mas deu a entender que sua oponente comercial equilibrou suas tarifas ao permitir a queda de sua moeda.

“Não se esqueçam que o chefe do Fed na China é o presidente Xi. Ele é o presidente do país e pode fazer o que bem entender”, afirmou Trump.

O líder norte-americano também reforçou sua frutração com o Federal Reserve por aumentar as taxas de juros no ano passado e não cortá-las agora.

“[Os chineses] desvalorizam sua moeda. Eles têm feito isso por anos. Cabe a eles uma vantagem competitiva tremenda, e nós não temos essa vantagem porque temos um Fed que não diminui as taxas de juros. Temos um Fed que as aumenta um dia antes do anúncio de uma emissão de bônus, por isso precisamos pagar mais dinheiro”, conclui Trump.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 10/06/2019 - 14:39

Cotações Crypto
Pela Web