Trump diz que Índia propôs remover todas as tarifas de produtos americanos

O presidente doa Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (15) que a Índia fez uma oferta para reduzir as tarifas sobre produtos norte-americanos, enquanto o país asiático negocia um acordo para evitar impostos de importação mais altos.
Trump, que está no Catar em agenda política e econômica, afirmou que o governo indiano “ofereceu um acordo em que basicamente eles estão dispostos a literalmente não nos cobrar nenhuma tarifa”.
Até o momento, nenhum detalhe foi divulgado pelo governo dos EUA ou confirmado pelo governo indiano.
- SAIBA MAIS: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; veja como
A Índia foi um dos primeiros países a iniciar negociações comerciais com os EUA após a visita do primeiro-ministro Narendra Modi à Casa Branca em fevereiro. Espera-se que o ministro do comércio indiano se reúna com autoridades do governo americano de 17 a 20 de maio.
Índia: sem tarifa e sem iPhone
Se por um lado o presidente Trump comemora “sua vitória” na guerra comercial com a Índia, por outro ele também não quer que Apple aumente sua produção no país asiático.
Trump relatou que “teve um pequeno problema com Tim Cook ontem”, ao relatar uma conversa com o CEO da Apple para que a empresa parasse de construir fábricas na Índia, mirando nos planos da fabricante do iPhone de diversificar sua produção para além da China.
“Ele (Tim Cook) está construindo em toda a Índia. Não quero que você construa na Índia.” Trump acrescentou que disse a Cook que “a Índia pode cuidar de si mesma, eles estão indo muito bem”.
A maior parte dos iPhones fabricados na Índia é montada na fábrica do Foxconn no sul do país, tendo também uma empresa do Tata Group como um fornecedor importante. As duas empresas estão construindo novas fábricas e aumentando a capacidade de produção local.
A Apple montou iPhones no valor de US$ 22 bilhões na Índia nos 12 meses até março, aumentando a produção em quase 60% em relação ao ano anterior.
Com agências