Transportes

Uber e 99 na mira do Procon: Órgão cobra explicações sobre possíveis preços abusivos

27 mar 2023, 10:22 - atualizado em 27 mar 2023, 10:22
Uber 99
Procon questiona preços praticados pela Uber e 99 em dia de greve na capital paulita (Imagem: Unsplash/Paul Hanaoka)

O Procon-SP notificou a Uber e 99 devido às reclamações sobre os preços praticados pelas empresas durante a greve do Metrô, que paralisou diversas linhas da cidade de São Paulo na última quinta-feira (23).

Segundo comunicado do órgão de defesa do consumidor, a iniciativa se deve à elevada quantidade de reclamações relatadas pela imprensa e pela intensa quantidade de manifestações de consumidores sobre o mesmo assunto em redes sociais.

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“O objetivo do Procon-SP é entender se houve alguma alteração nos critérios de formação da chamada tarifa dinâmica, especificamente em função da greve, e que possa ter alterado a fórmula adotada normalmente pelas empresas”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do órgão.

O que deve ser esclarecido

De acordo com o Procon-SP, as empresas notificadas têm até amanhã (28) para informar quais os parâmetros utilizados para aplicação do preço dinâmico no último dia 23 e se foram calculados seguindo os mesmos critérios adotados em dias em que há congestionamentos “normais”, sem uma causa atípica, como a greve.

O Procon-SP também quer saber se o consumidor é informado da aplicação de uma eventual precificação diferenciada e como essa informação é repassada.

Uber e 99 ganham nova concorrente

As companhias notificada pelo Procon ganharam na última semana um novo concorrente, o MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo, que promete justamente não aplicar tarifa dinâmica.  Ainda, o aplicativo irá cobrar uma taxa fica de 10,95% sobre o valor da corrida, de maneira que o valor restante seja destinado ao condutor.

Entretanto, o primeiro dia do novo serviço não apresentou grande vantagem ao consumidor, visto que os preços chegaram ao dobro da Uber e 99.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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