Internacional

Ucrânia alerta para novas “provocações” russas com bombardeios perto de usina nuclear ocupada

13 ago 2022, 13:18 - atualizado em 13 ago 2022, 13:18
Carro e prédio danificados no local de um ataque militar russo em Vinnytsia, na Ucrânia
De acordo com testemunhas, as explosões podem ser ouvidas novamente na cidade”, disse Rogov, acrescentando que os projéteis caíram nas proximidades da usina (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

A agência de inteligência de defesa da Ucrânia alertou sobre novas “provocações” russas neste sábado em uma usina nuclear ocupada no sul da Ucrânia, enquanto o prefeito exilado da cidade onde a planta energética está localizada disse que ela sofreu novos bombardeios.

O prefeito de Enerhodar, Dmytro Orlov, que foi evacuado para território controlado por Kiev em abril, escreveu no Telegram que moradores locais o informaram sobre novos bombardeios russos na direção da zona industrial da cidade e da usina nuclear de Zaporizhzhia neste sábado. Não ficou claro se algum projétil atingiu o solo da planta.

Um oficial russo instalado no local, Vladimir Rogov, escreveu no Telegram que eram forças ucranianas que estavam bombardeando a usina.

“De acordo com testemunhas, as explosões podem ser ouvidas novamente na cidade”, disse Rogov, acrescentando que os projéteis caíram nas proximidades da usina, sem especificar se atingiram o território da instalação.

A Ucrânia e a Rússia têm trocado acusações sobre vários incidentes recentes de bombardeios na maior usina nuclear da Europa, enquanto o grupo de nações do G7 pediu que Moscou retire suas forças da usina.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.