Internacional

UE enfrenta dilema para resposta à China sobre Hong Kong

29 maio 2020, 13:19 - atualizado em 29 maio 2020, 13:19
Bandeira da União Europeia
Em carta aos ministros de Relações Exteriores do bloco antes de videoconferência pré-agendada sobre a China na sexta-feira, pediu que eles considerassem “as ferramentas de alavancagem que temos”(Imagem: Reuters/Hannah Mckay)

As relações da Europa com a China vão de mal a pior.

A decisão do governo de Pequim de impor leis de segurança nacional em Hong Kong indignou muitos na União Europeia, que veem a medida como um ataque à democracia.

Isso coloca governos da UE no centro de um dilema sobre como responder justo quando passam do combate ao coronavírus à recuperação econômica, onde o comércio com a China provavelmente terá papel importante.

Isso deve deixar a Europa em algum lugar no meio, já que os EUA pesam uma série de sanções contra a China por invadir ainda mais as liberdades de Hong Kong. O chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, disse nesta semana que as sanções não eram a solução “para nossos problemas com a China”.

Em carta aos ministros de Relações Exteriores do bloco antes de videoconferência pré-agendada sobre a China na sexta-feira, pediu que eles considerassem “as ferramentas de alavancagem que temos”.

No entanto, a irritação europeia é palpável, e há sinais de que as medidas da China podem ter ramificações mais adiante, acelerando os esforços da Europa para adotar uma política industrial mais unificada e influenciando decisões sobre o papel da Huawei Technologies em redes 5G.

Um plano de resgate pós-pandemia apresentado pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo presidente francês Emmanuel Macron na semana passada visa fortalecer a Europa internamente, mas também contém medidas para que possa enfrentar melhor ameaças externas.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.