Imposto de Renda

Último lote da restituição do Imposto de Renda: Caí na malha fina, e agora?

10 set 2023, 17:00 - atualizado em 06 set 2023, 16:06
Imposto de renda, Leão, malha fina
A Receita Federal paga o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2023. Veja se você caiu na malha fina. (Imagem: Unsplash/ Glen Carrie)

No final de setembro, a Receita Federal paga o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2023. A consulta para verificar se você receberá no próximo lote estará disponível em 22 de setembro, no site oficial da Receita. O pagamento da restituição está programado para 29 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, se o contribuinte cair na malha fina, a restituição pode ser retida. Divergências entre as informações declaradas e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações podem levar a análise mais aprofundada por parte do Fisco.

Veja como saber se caiu na malha fina

Para saber se caiu na malha fina, é preciso realizar uma consulta no e-CAC. O portal mostra qual a situação da declaração, além de indicar qual informação apresenta divergência. Veja o passo a passo para consulta:

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
  • Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
  • Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.

Segundo a Receita, é possível consultar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. O sistema, assim como o e-CAC, apresenta se há divergência e em qual informação. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, o que significa que ele precisará apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como resolver problema com restituição

Informações erradas
Um dos principais motivos que levam as pessoas para a malha fina é o desencontro de informações. Se esse for o caso, entre no programa da declaração do IR e corrija as informações que estão erradas. A própria Receita indica onde está o problema.

Vale destacar que, após receber a intimação, o contribuinte não consegue mais fazer a retificação através do programa.

Visitando a Receita Federal
Se as informações estiverem corretas e, ainda assim, a declaração ficar presa, o contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Lorena Matos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Coordenadora de redação
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como coordenadora de redação no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.