Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Vitreo DTVM

Um em cada quatro brasileiros não faz planejamento para pagar contas no início do ano

26/02/2020 - 8:41
Apenas 11% dos consumidores têm condições de pagar as despesas no período, como IPTU, IPVA e material escolar, sem precisar economizar ou fazer uma reserva (Imagem: Shutterstock)

Quase 25% dos brasileiros não se planejam para pagar as contas no início do ano. É o que revela uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Dados também mostram que apenas 11% dos consumidores têm condições de pagar as despesas no período, como IPTU, IPVA e material escolar, sem precisar economizar ou fazer uma reserva.

Dentre as pessoas que tiveram que salvar parte da renda para 2020, 26% recorreram à economia das festas e compras de Natal. Outros 21% guardaram uma parcela do 13º salário, enquanto 17% montaram uma reserva ao longo de 2019 para cobrir os gastos. Há ainda 14% que passaram a fazer algum “bico” para ter uma renda extra.

Fernando Iodice, especialista em finanças pessoais e co-fundador da startup iq, diz que o ideal é realizar o planejamento ao longo do ano.

“Mas, caso isso não seja possível, deve haver uma priorização das contas de maior valor e daquelas que podem impactar o dia a dia e trazer outros transtornos, como a conta de luz, que, se não pagar, pode acarretar o corte do serviço”, completa.

Iodice também indica reutilizar alguns materiais e pagar o IPTU de forma parcelada.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 26/02/2020 - 8:41