Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Um guia sobre pós-graduação em economia

18/04/2020 - 18:07
dinheiro-calculadora
Mateus Maciel fez, junto com amigos, dois guias sobre mestrado acadêmico em economia e áreas correlatas (Imagem: Pixabay)

Acredito que boa parte das pessoas que decidiu cursar um mestrado acadêmico enfrentou uma assimetria de informação terrível. É evidente que as ferramentas digitais têm um grande poder de mitigar esse problema, mas, ainda assim, reunir todos os dados necessários para se cursar uma pós-graduação se torna algo bastante custoso. Especialmente quando se está no final da graduação, estagiando ou trabalhando e com a monografia para entregar.

Uma série de questionamentos começam a surgir na cabeça de quem decide fazer um mestrado, que vão desde o que se pode fazer com o título a qual o melhor lugar para obter o mesmo. Inclusive, informações sobre os processos seletivos e como se preparar podem ser entraves não triviais para os que estão começando essa jornada.

Notei, além disso, que muitos dos colegas que fizeram a graduação comigo na Uerj passaram por esse problema, ao passo que outros não tinham interesse em seguir estudando em uma pós. Alguns não podiam largar o emprego, porque realmente não podiam sobreviver com a bolsa da Capes ou do CNPq. Outros, contudo, que podiam abrir mão do emprego para seguir estudando, não viam ganho em se aventurar na academia.

Foi aí que, durante todo meu período de preparo para o exame da Anpec (principal prova para ingressar em algum mestrado em Ciências Econômicas), decidi escrever um guia para auxiliar outras pessoas que decidissem seguir um caminho parecido com o meu. Entretanto, por mais que eu tivesse reunido uma grande quantidade de informações, assim como certo grau de experiência sobre o assunto, escrever esse guia sozinho tornaria o mesmo incompleto.

Reunir amigos em uma mesa de bar já é algo difícil. Imagina pedir para que eles escrevessem algumas páginas de um projeto cujo retorno seria meramente informativo. Bom, do dia pra noite, nossas rotinas foram sacudidas pelo coronavírus, de forma que as pessoas passaram a ter mais tempo de sobra. Foi aí que comecei a recrutar alguns amigos para essa missão e a pedir inúmeras informações para outros conhecidos.

Emprego Desemprego Carteira de Trabalho
O guia começa com dados sobre salários, empregabilidade e atuação profissional de mestres (Imagem: Agência Brasília/Tony Winston)

Nosso trabalho fez com que dois guias sobre mestrado acadêmico em economia e áreas correlatas surgissem. O primeiro foi feito para os alunos, onde a maior parte dos autores do guia estudou: FCE/Uerj. Já o segundo tem um foco para leitores que fizeram a graduação em outras faculdades. O segundo está mais completo do que o primeiro, uma vez que recebemos feedbacks que nos ajudaram a completar algumas informações.

O guia começa com dados sobre salários, empregabilidade e atuação profissional de mestres. É nessa sessão, inclusive, que você vai notar como o título de mestre não só te ajuda a ter um salário mais elevado, como também oferece inúmeras possibilidades de trabalho. Há uma sessão bastante extensa sobre o exame da Anpec, onde tratamos sobre as provas que o candidato fará, taxas de inscrição, informações sobre alguns centros (suas áreas fortes e professores), pontos que devem ser levados em conta ao se escolher os mesmos, estratégias de estudo e material para se preparar.

Como nem todos querem seguir na área de economia reunimos algumas informações sobre centros que são bastante famosos em finanças, marketing, matemática e políticas públicas. Vale ressaltar que eles estão longe de ser os únicos, mas creio que quem está buscando opções fora do exame da Anpec pode começar pelas alternativas que discutimos no guia. Fazemos, por fim, uma breve discussão sobre conciliar trabalho e mestrado acadêmico.

Essa é a primeira edição do projeto. Como as informações vão sempre mudando ao longo dos anos, espero, em um futuro próximo, fazer uma segunda edição desses guias. Acredito que, com eles, além de reduzir a assimetria de informação que comentei acima, mais pessoas vejam os benefícios de ficar pelo menos mais dois anos estudando em algum curso de mestrado. Para acessar os guias, basta clicar aqui.

Por Mateus Maciel, graduado em economia pela FCE/Uerj e mestrando no IE/UFRJ, para o Terraço Econômico.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 17/04/2020 - 15:03