Empresas

Unilever e Danone reconquistam consumidores com desaceleração de preços

24 out 2024, 12:28 - atualizado em 24 out 2024, 12:28
Logotipo da Unilever em caixas de sabonete Dove 17 /01/2022 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Tanto a Unilever quanto a Danone mantiveram previsões de resultados para 2024.(REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

Os grupos de produtos de consumo Unilever e Danone superaram nesta quinta-feira expectativas do mercado para as vendas do terceiro trimestre, diante de uma desaceleração na alta de preços e inovações que reconquistaram consumidores que vinham optando por marcas mais baratas de grandes redes de varejo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No auge, no quarto trimestre de 2022, os preços da Unilever aumentaram 13,3%. Os preços da área de cuidados domésticos subiram quase 17% e os de sorvetes tinham avançado cerca de 14%.

Em forte contraste, a Unilever divulgou nesta quinta-feira um aumento de preços de 0,9% no terceiro trimestre e os volumes de vendas subiram 3,5%, o maior incremento desde o primeiro trimestre de 2021. Analistas esperavam crescimento de 1% nos preços e alta de 3,2% nos volumes vendidos.

“Entregamos um quarto trimestre consecutivo de crescimento de volume, com cada um de nossos grupos de negócios gerando volumes mais altos ano a ano“, disse o presidente-executivo, Hein Schumacher.

Enquanto isso, a Danone, também superou as expectativas de vendas do terceiro trimestre, impulsionada por um aumento de 3,6% nos volumes vendidos, uma vez que os reajustes de preços diminuíram para 0,7%. O desempenho da empresa também foi apoiado em forte demanda na América do Norte por produtos com alto teor de proteína, cremes para café e águas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto a Unilever quanto a Danone mantiveram previsões de resultados para 2024.

“Reconfortante”

A Unilever teve alta de 4,5% nas vendas do terceiro trimestre, pouco acima da previsão média de analistas de crescimento de 4,2%.

“É reconfortante ver um forte crescimento de volume na maioria das categorias”, disse Tineke Frikkee, gerente de portfólio da Waverton Investment Management. “Um bom resultado em sorvetes é útil, já que eles estão se preparando para sair dessa divisão.”

A Unilever está há um ano em uma reorganização sob o comando do presidente-executivo Schumacher. Como parte do plano, a empresa está procurando separar da área sorvetes. A empresa também está lançando novos produtos, como detergente de ciclo rápido Wonder Wash, que continuará a ter preços mais altos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Danone teve aumento de 4,2% nas vendas do terceiro trimestre sobre um ano antes, acima das expectativas dos analistas de um aumento de 3,9%.

“Os volumes têm sido um foco particular para o mercado durante o terceiro trimestre, e isso é um bom presságio para a Danone hoje”, disseram os analistas da Bernstein.

“Vemos alguma inflação em nossos custos daqui para frente”, disse o chefe de finanças Juergen Esser, acrescentando que, para aumentar a margem bruta, a Danone precisa criar o equilíbrio certo entre impulsionar volumes fortes e manter aumentos de preços, ao mesmo tempo em que oferece uma forte produtividade.

A quinta-feira marcou o quinto trimestre consecutivo de crescimento do volume de vendas da Danone, e o quarto da Unilever.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar