Comércio

Uso de aplicativos de supermercado sobe 15% em um ano, revela Ibope

24 jun 2019, 17:29 - atualizado em 24 jun 2019, 17:29
71% dos internautas brasileiros têm aplicativo de supermercado no celular (Imagem: Pixabay)

A nova pesquisa do Ibope Conecta, divulgada nesta segunda-feira (24), revelou que 26% dos internautas têm ao menos um aplicativo de desconto instalado no smartphone, com destaque para os de supermercado.

De 2018 para 2019, o uso de aplicativos do segmento aumentou 15 pontos percentuais. Atualmente, 71% dos usuários contam com o recurso contra 56% do ano passado.

Do total de pessoas com aplicativo de supermercado, a maioria (51%) afirmou ter conhecido a ferramenta pela própria loja, enquanto 13% baixaram por conta própria. Os que conheceram por meio de propagandas em sites e redes sociais formam 16%.

A satisfação dos clientes caiu de 2018 para 2019, ficando atualmente nos 41%. 42% acreditam que os aplicativos podem melhorar e fornecer mais benefícios e ofertas exclusivas.

Atributos

A facilidade de navegação é um dos pontos mais importantes para os usuários, com 54% das menções. Ter programa de fidelidade e não ocupar muita memória no celular apareceram, cada um, em 19% das respostas.

90% dos usuários que possuem o aplicativo de supermercado já fizeram a compra de um produto após receber a oferta pelo smartphone. 63% já compraram mais de uma vez.

O aplicativo também é um importante recurso que permite ao consumidor se programar. 77% verificam as ofertas antes de sair de casa para terem uma ideia do que querem adquirir.

Sobre os motivos que fazem o internauta apagar o aplicativo, a falta de ofertas e a baixa quantidade de benefícios aparecem em 52% das respostas. Não funcionar bem é motivo para metade dos entrevistados, enquanto ocupar muita memória é um problema para 32%.

Metodologia

A pesquisa online ouviu 2 mil internautas com 16 anos ou mais entre 9 e 12 de abril de 2019.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.