Vai pingar menos dividendos: Banco do Brasil (BBAS3) corta fatia distribuída para acionistas

O Banco do Brasil (BBAS3) cortou as projeções de payout (parcela do lucro distribuída para acionistas) de 40% para 30%, mostra documento enviado ao mercado nesta quinta-feira.
Em meio ao cenário ruim do banco, que reportou queda do lucro de apenas R$ 3,8 bi em relação ao mesmo período do ano passado, analistas já esperavam uma possível redução.
A cifra ficou abaixo do esperado pelas projeções de analistas compiladas pela LSEG, que apontavam lucro líquido de R$ 5,279 bilhões.
É o segundo recuo dos números após 16 trimestres consecutivos de crescimento anual do lucro. Além disso, foi o único, entre os grandes bancos, a apresentar redução.
A medida é uma forma de proteger o banco, já que houve piora do cenário, com alta da inadimplência, principalmente no agronegócio. O objetivo é dar flexibilidade à gestão do capital.
E não para por aí.
O BB comunica, ainda, que considerando a necessidade de convergência para o novo payout, os pagamentos de juros sobre capital próprio referente ao primeiro semestre de 2025 já foram realizados integralmente em 21 de março e 12 de junho de 2025.