Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vale eleva nível de alerta em três barragens

28/03/2019 - 7:42
A Vale informa que adotará as medidas necessárias, com apoio da Defesa Civil e os demais órgãos competentes

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

Vale (VALE3) elevou o nível de alerta de três barragens. A ação é necessária pois auditores independentes de segurança de barragens contratados pela mineradora informaram que essas estruturas não receberiam Declarações de Condição de Estabilidade por terem fator de segurança abaixo do novo limite estabelecido na portaria No. 4 da Agência Nacional de Mineração (ANM), publicada em 18 de fevereiro de 2019.

Análise: Como o mercado irá reagir ao balanço de Vale?

Assim, a empresa acionou, de forma preventiva, o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para três barragens. As barragens que passarão para nível três são: B3/B4, da Mina Mar Azul, em Macacos/Nova Lima, e as barragens Forquilha I e Forquilha III, da Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG).

É importante ressaltar que a retirada de pessoas e animais já ocorreu em 16 de fevereiro em Macacos/Nova Lima e em 20 de fevereiro na zona rural de Ouro Preto, e que não houve alteração nos parâmetros de monitoramento das barragens.

Como prevê o protocolo, com a subida para o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS).

A Vale informa que adotará as medidas necessárias, com apoio da Defesa Civil e os demais órgãos competentes, para orientar os moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Macacos/Nova Lima e Ouro Preto e prepará-los, com treinamentos e simulado de evacuação, em caso de situação de rompimento de barragem.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

É importante lembrar que as barragens B3/B4, Forquilha I e III são barragens a montante inativas – portanto, que não recebem rejeitos, remanescentes da Vale e fazem parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa em 29 de janeiro de 2019.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 28/03/2019 - 7:42

Cotações Crypto
Pela Web