BusinessTimes

Vale informa que recebeu proposta da Valepar

11 maio 2017, 18:00 - atualizado em 05 nov 2017, 14:04

Vale

A Vale informou que recebeu nesta quinta-feira, 11, a proposta final de reestruturação societária apresentada pela Valepar, sua controladora, para listagem no Novo Mercado da B3, e que, caso aprovada, estima que será implementada ainda neste ano. A proposta, por solicitação dos seus acionistas Litel Participações S.A., Litela Participações S.A., Bradespar S.A., Mitsui & Co., Ltd. e BNDESPar, é constituída em etapas indissociáveis e interdependentes, como explica a companhia, em fato relevante ao mercado, divulgado nesta quinta.

O primeiro ponto é a conversão voluntária das ações preferenciais classe A em ordinárias, na relação de 0,9342 ON para cada PNA, com base no preço de fechamento na média ponderada dos últimos 30 pregões anteriores a 17 de fevereiro. Outra etapa é a alteração do estatuto social para adequá-lo às regras do Novo Mercado.

O terceiro item é a incorporação da Valepar pela Vale com uma relação de substituição que contemple um acréscimo do número de ações detidos pelos acionistas da Valepar de 10% e represente uma diluição de cerca de 3% da participação dos demais acionistas. Sobre esse ponto, conforme a proposta, os acionistas da Valepar receberão 1,2065 VALE3 para cada ação da Valepar e será emitida pela Vale uma quantidade adicional de 173.543.667 ON em favor dos acionistas da Valepar, Assim, os acionistas da Valepar passarão a deter 1.908.980.340 ON de Vale.

Uma das condições para aprovação é adesão de pelo menos 54,09% das ações preferenciais classe A à conversão voluntária em até 45 dias após a deliberação em assembleia. Isso deverá resultar em uma participação dos acionistas da Valepar inferior a 50% do capital ordinário da Vale.

“A Valepar e os Acionistas não exercerão o seu direito de voto, na Assembleia Geral da Vale, nas deliberações sobre a Conversão Voluntária e sobre a Incorporação da Valepar nos termos propostos”, como consta no fato relevante.

Se aprovada a proposta, com exceção da Litela Participações S.A., os demais celebrarão novo acordo de acionistas da Vale, com prazo de vigência até 09 de novembro de 2020, o qual vinculará 20% do total de ações ordinárias, e serão obrigados por seis meses do início de vigência a não vender, direta ou indiretamente, as ações da Vale que vierem a possuir – ressalvadas transferência de ações da Vale para suas afiliadas e seus atuais acionistas e alienação das ações não vinculadas que os acionistas possuíam anteriormente à operação.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.estado@moneytimes.com.br
A Super Quarta vem aí!

Saiba o que esperar das decisões de juros no Brasil e nos EUA com o Giro do Mercado

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar