BusinessTimes

Vale (VALE3) e CSN (CSNA3) não estão mais no pódio de preferências do Santander; o que fazer com as ações?

19 abr 2023, 19:07 - atualizado em 19 abr 2023, 19:07
Mineração
As ações da Vale (VALE3) e da CSN (CSNA3) não são mais as preferidas em seus segmentos (Imagem: Pixabay/stafichukanatoly)

O Santander atualizou suas preferências para as ações ligadas a metais na América Latina. A Vale (VALE3) perdeu seu posto de top pick entre as mineradoras, enquanto a CSN (CSNA3) também não é mais a siderúrgica preferida do banco.

Cobre x Minério de ferro

Ainda que tenha perdido o posto de primeira opção, a Vale segue com uma classificação de “outperform” pelo banco, já que os analistas avaliam que a companhia está negociando com “avaliações atraentes”.

Mas o novo nome top pick no segmento é a Southern Copper Corporation (SCCO), uma mineradora mexicana negociada na Bolsa de Nova York.

A nova preferência do Santander se deve pela avaliação de que o cobre deve ser mais beneficiado do que o minério de ferro pela reabertura chinesa.

“Embora os mercados de minério de ferro e cobre possam permanecer apertados devido aos desafios persistentes do lado da oferta, esperamos que os preços do cobre sejam mais beneficiados”, explicam Rafael Barcellos e Arthur Biscuola, analistas do banco.

Outro ponto de destaque do Santander para o cobre, é que o metal vem capturando as tendências da velha e da nova economia, com tecnologias verdes já representando 8% da demanda global de cobre.

Cobre x Lítio

Em relação ao lítio, os analistas do banco seguem preferindo ações ligadas ao cobre na América Latina, devido à combinação de “demanda saudável e desafios persistentes do lado da oferta”.

Para o lítio, ainda que a sua demanda continue sendo impulsionada pelo forte aumento na produção de veículos elétricos (EV), “continuamos a ver os riscos distorcidos para baixo”, pontuam os especialistas.

Além disso, devido ao mix mais diversificado do cobre (que aproveita a velha e nova economia), ele também deve se beneficiar mais com a retomada da economia chinesa em relação ao lítio.

Aço

Em relação às ações ligadas ao aço, o Santander reavaliou a sua preferência pela CSN (CSNA3), e classificou a Gerdau (GGBR4) como a sua nova siderúrgica top pick, devido a suas “avaliações atraentes e presença geográfica diversificada”.

Apesar disso, os analistas ainda enxergam “fundamentos frágeis” para o aço na América Latina, ainda que reconheçam que o ímpeto de ganhos pode melhorar para as siderúrgicas.

“As crescentes preocupações com a demanda representam um risco negativo para a demanda e preços do aço para 2023”, explicam.

Comprar ou vender?

Apesar das mudanças em relação às ações preferidas, o Santander não mudou a classificação para cada ação do setor.

Dentre as empresas brasileiras, as ações de Vale, Gerdau, CSN e CSN Mineração (CMIN3) têm uma avaliação “outperform”, enquanto a Usiminas (USIM5) possui uma recomendação “neutra”.

Para as empresas estrangeiras, os papéis da Grupo Mexico (GMEX) e da Southern Copper (SCCO) são “outperform”, enquanto a SQM (SQM) e Ternium (TX) são “neutra”.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.