BusinessTimes

Vale (VALE3): Entenda por que 21 de 27 analistas indicam a ação para março

04 mar 2022, 16:28 - atualizado em 04 mar 2022, 16:35
Vale
Com 21 indicações, Vale é a ação mais sugerida pelos analistas para março (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A Vale (VALE3) segue invicta como a ação favorita dos analistas. Para este mês de março, a mineradora conseguiu entrar na maioria das carteiras recomendadas. De um total de 27 portfólios, o papel foi citado em 21 relatórios diferentes.

Na opinião do BTG Pactual (BPAC11), a Vale se beneficiará dos preços do minério de ferro, que devem permanecer sustentados no curto prazo conforme a produção de aço na China se recupera das mínimas e os principais players seguem lutando para estabilizar a oferta marítima ainda apertada.

Além disso, o banco acredita que os problemas de produção de minério em Carajás vão se dissipar, ajudando a aumentar o volume produtivo e a diluir os custos fixos, melhorando assim os resultados da unidade de metais básicos, atualmente subvalorizada.

“Acreditamos que a história bottom-up da Vale pode evoluir bem em 2022. A administração continua altamente disciplinada na alocação de capital (modelo de negócios ‘asset light’), o que ainda implica que a maior parte da agenda deve envolver retornos de caixa aos acionistas”, afirma o BTG. Os analistas projetam rendimento entre 11-12% para este ano.

O Inter Research destaca os resultados “ainda fortes” do quarto trimestre de 2021 e, como o BTG, chamou atenção para a operação de metais básicos, um segmento que, na avaliação dos analistas, é um importante gatilho para destravar valor.

“Apesar das dinâmicas de prêmios ainda não tão favoráveis no segmento, acreditamos que esta unidade poderá ser fortemente beneficiada pela futura demanda de baterias, em virtude de carros elétricos, principalmente”, diz o Inter, que tem preço-alvo estimado ao fim de 2022 de R$ 109.

Março, o mês das commodities

A Vale superou com folga as demais ações da Bolsa. Só para se ter uma ideia, a segunda ação mais recomendada para este mês é o Itaú Unibanco (ITUB4), que recebeu “apenas” 12 indicações.

Outro ponto que caracteriza as carteiras é a recorrência de ações ligadas a commodities. Além de Vale, Petrobras (PETR3;PETR4) e PetroRio (PRIO3) são bastante indicadas pelos analistas. As petroleiras receberam, cada uma, 11 recomendações.

Indicações
Vale 21
Itaú Unibanco 12
Petrobras 11
PetroRio 11

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 27 instituições. Para março, foram indicados 103 ativos, somando 276 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB InvestimentosBTG PactualCM CapitalNu investElevenEliteEmpiricusGenial InvestimentosGuide InvestimentosInter ResearchItaú BBAMirae AssetMyCapModalmaisNectonNova FuturaÓramaPlannerBanco SafraSantanderTerra InvestimentosToroInversa, Warren e PagBank.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.