Comprar ou vender?

Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e mais: O que ainda está descontado em commodities

22 jun 2022, 17:09 - atualizado em 24 jun 2022, 14:45
Vale
BTG elege a Vale como a ação favorita do setor para o momento (Imagem: Reuters/Washington Alves)

Nas últimas semanas os alertas de que a economia dos Estados Unidos começou a retrair e os novos casos de coronavírus se espalhando na China assombraram os investidores globais e foram responsáveis por pressionar o setor de commodities.

Neste cenário, em meio a uma possível recessão, os ensinamentos clássicos de investimentos recomendariam que os investidores evitassem as ações cíclicas. No entanto, os analistas do BTG Pactual ousam discordar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luz no fim do túnel

Enquanto o consumo de aço chinês segue em colapso, com uma fabricação lenta e uma reabertura completa permanece indefinida, os analistas do BTG veem alguns sinais modestos de melhora nos indicadores econômicos e de mobilidade.

“O cenário é claramente mais fluido do que esperávamos algumas semanas atrás, mas ainda acreditamos que nosso apelo para um fundo do poço na China ainda está intacto. Afinal, não há problema de inflação relevante na China (IPC próximo a 2%) e o PBOC é provavelmente o único banqueiro do mundo que tem algum espaço para flexibilização, o que não deve ser esquecido pelos investidores”, explicam.

Apesar dos investidores se mostrarem céticos diante deste cenário, em uma análise do setor com os lucros normalizados, o BTG afirma que os estoques estão sendo negociados em múltiplos “inimaginavelmente baixos”.

Os analistas pontuam descontos de 50% a 70% em relação aos níveis normalizados, em alguns casos, o que implica uma preparação para uma rápida reversão nos preços.

“Concordamos que essas premissas de preço são altamente improváveis ​​de se materializar tão cedo, mas acreditamos que esse exercício vale a pena”, afirmam.

Quais ações comprar?

Na análise do BTG, a maioria das ações de sua cobertura ainda estaria barata sob suposições de preços de longo prazo, o que ressalta o quão barato o setor está.

“A maior parte de nossa cobertura ainda estaria sendo executada em rendimentos FCF de dois dígitos e múltiplos EV/EBITDA de 3-4x EBITDA. Atreveríamos a argumentar que nossa cobertura já está antecipando uma violenta recessão à frente”, dizem.

Diante deste cenário, os analistas elegem a Vale (VALE3) como a ação favorita do setor para o momento.

Além disso, Gerdau (GGBR4), CBA (CBAV3) e Suzano (SUZB3) entram como recomendações de compra do BTG.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.