Vale (VALE3) opera entre as maiores altas do Ibovespa; o que está por trás do movimento?
As ações da Vale (VALE3) estão entre as maiores altas do Ibovespa (IBOV) no pregão desta segunda-feira (22), em dia negativo para o índice.
No pano de fundo, está a valorização do preço do minério de ferro e o acordo assinado pela Aliança Energia — joint venture entre a Vale e o Global Infrastructure Partners (GIP) — para a compra de um complexo eólico da Pontal Energy.
A transação prevê aquisição, pela Aliança Energia, da totalidade das ações da Humaitá Geração de Energia e Participações, detentora do Complexo Eólico Caetité do Norte.
O complexo eólico detido pela Humaitá, localizado no município de Caetité, no estado da Bahia, está em plena operação por meio de 46 aerogeradores WEG de 4,2 MW (Megawatt), totalizando a capacidade instalada de 193,2 MW.
Por volta de 15h10 (horário de Brasília), as ações VALE3 subiam 3,39%, cotadas a R$ 73,25. Acompanhe o tempo real.
De acordo com o comunicado divulgado pela Aliança Energia nesta segunda, a conclusão do contrato de compra e venda está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais de mercado. O valor da operação não foi divulgado.
“Uma vez concluída a transação, o Complexo Eólico Caetité contribuirá para o fortalecimento do portfólio de ativos da Aliança e para a geração de valor ao negócio”, diz o comunicado.