Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Vale (VALE3) ou CSN (CSNA3): Qual a melhor ação de mineração para o 2º semestre?

Giovana Leal
05/07/2022 - 16:37
Vale
Analistas apontam Vale como a melhor ação de minério para o segundo semestre de 2022 (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A melhora no cenário para as empresas do setor de mineração e siderurgia no segundo semestre de 2022 depende diretamente do sucesso da China em controlar a onda de Covid-19 no país. Analistas afirmam que os dados mais recentes apontam relativo sucesso nesse controle, que já reflete na melhora dos indicadores de atividades.

Além disso, dizem, as ações do setor estão “muito descontadas”, mas deve-se ter em mente que o cenário para ativos de risco segue pressionado com a piora de cenário econômico global.

No setor, os analistas apontam a Vale (VALE3), que teve um desempenho positivo de 1,98% no acumulado de 2022, como a ação que se destaca e segue atrativa para o segundo semestre de 2022.

A melhor ação para o 2º semestre

O analista da Ativa Investimentos, lan Arbetman, afirma que o setor de mineração e siderurgia começa o segundo semestre de 2022 com uma dinâmica muito parecida a do fechamento do semestre passado, com preocupações com a China, com a atividade econômica mundial e com o aumento da inflação.

“Quando falamos de setores de base, como mineração e siderurgia, existe um diálogo muito próximo com o nível de atividade do país e do mundo. Então, de fato, caminhamos para um ciclo contracionista”, diz Arbetman.

O analista da Mirae Asset, Pedro Galdi, acrescenta que a melhora dos preços das ações desse setor continua dependendo da retomada da economia chinesa e do lançamento de pacotes de estímulos no país, que reativam a demanda por aço e minério de ferro.

Na análise da corretora, ações como Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) registram produções de minério de ferro muito baixas, por isso, empresas maiores e mais consolidadas, como Vale e CSN Mineração (CSNA3), se destacam.

“As duas ações [Vale e CSN] estão amplamente baratas por múltiplos, com a proporção preços/lucros na mesma faixa e abaixo dos pares internacionais”, afirma o analista da corretora.

O sócio e chefe de renda variável da Monte Bravo Investimentos, Bruno Madruga, reitera que a Vale ganha destaque no setor pois é a principal exportadora do minério de Carajás para a China. “Os resultados dos próximos trimestres da Vale devem ser bastante interessantes. A companhia está muito bem posicionada”, diz Madruga.

Além disso, o programa de recompra de 500 milhões de ações da Vale chega como uma oportunidade para quem busca dividendos fortes em 2022.

O baixo nível de estoques e a oferta ajustada no globo ainda fortalecem a tese de investimento na mineradora brasileira, reiteram os analistas.

Desempenho das ações no 1º semestre

Galdi, da Mirae, explica que o desempenho das ações de mineração foi afetado no primeiro semestre de 2022 pela piora do cenário econômico global, que sofre com a inflação em alta, a pressão sobre os bancos centrais, a guerra na Ucrânia e principalmente a nova onda do coronavírus na China.

O analista ainda afirma que a preocupação de retração da demanda global impacta os preços das commodities e afetou a performance das ações do setor. Além disso, a fraqueza da demanda chinesa por aço, devido às medidas de isolamento social, também repercutiu no preço do minério de ferro.

“Estes fatores foram determinantes para o fraco desempenho destas ações no primeiro semestre, principalmente da CSN Mineração. O mercado está dando um desconto em relação a Vale, decorrente de seu porte inferior e pela companhia ter reservas de minério de alta qualidade (Carajás)”, afirma Galdi.

Empresa Ticker Desempenho no 1S22* Múltiplos das ações
Vale VALE3 -0,5% P/L22 3,6x
CSN Mineração CMIN3 -56,4% P/L22 3,6x
Gerdau GGBR4 -16,5% P/L22 3x
Metalúrgica Gerdau GOAU4 -14,3% P/L22 0,8x
Usiminas USIM5 -40,8% P/L22 2,1x
Bradespar BRAP4 +4,2% P/L22 0,4x

*Fechamento em 04/07/2022

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Giovana Leal - 05/07/2022 - 17:13

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto