Comprar ou vender?

Vale (VALE3) pode anunciar venda de fatia em metais; é hora de comprar a ação?

18 maio 2023, 18:36 - atualizado em 18 maio 2023, 18:38
Vale, ações, dividendos
administração da companhia segue “altamente disciplinada” na estratégia de alocação de capital. (Imagem: Bloomberg)

Parte do mercado espera que a Vale (VALE3) anuncie em breve um acordo para a venda de uma fatia da unidade de metais básicos. Para o BTG Pactual – que segue recomendando a compra da ação -, a operação pode desbloquear entre 2-5% em valor.

Toda a unidade, de acordo com o consenso do mercado, vale entre US$ 20 bilhões e 25 bilhões. A mineradora recebeu no início desta semana ofertas vinculantes para a compra de uma fatia de 10% da unidade, de acordo com o Valor Econômico. As propostas devem ser analisadas pelo conselho de administração da companhia no próximo dia 25, segundo a publicação.

“Isso está de acordo com as expectativas, e esperamos que um acordo seja anunciado no curto prazo”, disse o BTG. “Vemos aqui um componente qualitativo relevante, pois o negócio reforça o alto interesse pelos ativos da Vale e pelo tema da transição energética”.

Para os analistas, os papéis da Vale não descontam um “valor relevante” para a oportunidade de transição energética.

Eles acrescentaram que administração da companhia segue “altamente disciplinada” na estratégia de alocação de capital. “A maior parte da agenda de médio prazo dependa dos retornos de caixa dos acionistas – prevemos um rendimento de 10-12% para 2023, incluindo recompras”.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.