BusinessTimes

VALE3, ITUB4, PETR4 e mais: O que 28 analistas indicam comprar até a definição das eleições? Veja 11 papéis

07 out 2022, 12:37 - atualizado em 07 out 2022, 12:37
Vale
Vale segue como favorita os analistas; ação está em 19 de 28 carteiras recomendadas para outubro (Imagem: Reuters/Washington Alves)

O resultado do primeiro turno das eleições trouxe fôlego para o Ibovespa na semana. O principal índice da Bolsa brasileira opera nos 117 mil pontos, saindo de um patamar de 110 mil pontos na sexta-feira passada.

O mercado entendeu que a disputa pela presidência da República está mais acirrada do que as pesquisas eleitorais indicavam. Investidores avaliam que as chances de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, sair vitorioso no segundo turno aumentaram.

Ainda assim, as pesquisas divulgadas nos últimos dias ainda apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencedor. No último levantamento do Ipec, o petista aparece com 51% das intenções de voto no segundo turno, contra 43% de Bolsonaro.

E, mesmo em um cenário em que Lula ganha, o mercado entende que as políticas fiscais devem caminhar mais para o centro.

Ações para navegar a volatilidade

Apesar disso, as incertezas persistem. Levando isso em consideração, o Money Times separou as ações mais recomendadas de 28 carteiras divulgadas por corretoras e bancos para outubro.

Sem surpresas, Vale (VALE3) recebeu o maior número de indicações. A mineradora, que segue como favorita, está presente em 19 portfólios atualizados para este mês.

A Ágora Investimentos recentemente cortou o preço-alvo de Vale para R$ 92 ao fim de 2023, adotando uma visão mais cautelosa sobre os preços e os volumes de minério de ferro e metais básicos. Apesar da atualização para baixo das estimativas, a corretora ainda vê uma dinâmica de mercado “bastante saudável e equilibrado” para 2023.

“Esse cenário ainda se traduz em uma remuneração saudável para os acionistas ao redor de 14% (entre dividendos e recompras) em 2023”, afirma a corretora.

O BB Investimentos manteve peso de 10% em commodities na carteira, mas trocou Petrobras (PETR4) por Vale. Segundo a instituição, o momento de menor expectativa de alta para o petróleo deu espaço às chances da recondução de XI Jinping ao terceiro mandato na China, deixando o “caminho mais livre” para reduzir política sociais e reacelerar o crescimento econômico.

“Poderia impulsionar o preço do minério e a Vale ‘por tabela'”, afirma o BB.

Atenção para esta empresa de saneamento

Uma ação do setor de saneamento vem se destacando. O resultado do primeiro turno eleitoral fez com que o papel disparasse quase 17% no pregão pós-domingo passado, com o mercado avaliando que as chances de a empresa ser privatizada aumentaram consideravelmente.

Trata-se de Sabesp (SBSP3). O papel recebeu sete recomendações em outubro.

Diferente do que as pesquisas indicavam, Tarcísio de Freitas (Republicanos) saiu em primeiro lugar no último domingo, com uma boa vantagem em relação ao segundo colocado, Fernando Haddad (PT).

Freitas, que foi ministro da Infraestrutura durante o governo Bolsonaro, já sinalizou uma agenda pró-privatização.

O Itaú BBA recentemente elevou o preço-alvo de SBSP3 para R$ 74,90, reforçando a recomendação de “outperform” (desempenho esperado acima da média do mercado, equivalente a “compra”).

De acordo com o BBA, uma potencial privatização poderia mudar o jogo da Sabesp. Apesar dos desafios do processo, analistas do banco avaliam que existem maiores chances de a privatização acontecer, considerando os últimos resultados eleitorais.

Além da Vale e Sabesp, as petroleiras Petrobras e PRIO (PRIO3) compõem o ranking de ações mais indicadas em outubro. Assaí (ASAI3), que foi a surpresa do último mês, segue no radar dos analistas, enquanto Eletrobras (ELET6) vem ganhando cada vez mais destaque após a privatização.

Empresa Ticker Indicações
Vale VALE3 19
Itaú Unibanco ITUB4 14
Assaí ASAI3 10
Petrobras PETR4 10
Lojas Renner LREN3 10
PRIO PRIO3 9
Eletrobras ELET6 9
BTG Pactual BPAC11 8
Weg WEGE3 8
Multiplan MULT3 7
Sabesp SBSP3 7

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 28 instituições. Para outubro, foram indicadas 103 ações, somando 298 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva Investimentos, BB Investimentos, Benndorf, BTG Pactual, CM CapitalElevenEliteEmpiricus, Empiricus Investimentos, Genial InvestimentosGuide Investimentos, Inter, InvItaú BBALevante, Mirae Asset, MyCapModalmais, Nova FuturaÓramaPlanner, Banco Safra, Santander, Terra Investimentos, XP InvestimentosWarren e PagBank.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.