China

Valor de mercado da chinesa Tencent supera o do Facebook

21 nov 2017, 12:29 - atualizado em 21 nov 2017, 12:29

Gigante chinesa do setor de tecnologia, a Tencent Holdings atingiu um marco hoje: o valor de mercado da empresa é agora superior ao do Facebook. Um dia após sua capitalização de mercado superar US$ 500 bilhões, a companhia por trás do aplicativo de mensagens WeChat subiu mais 2,4% nesta terça-feira, o que fez seu valor de mercado avançar a US$ 523 bilhões.

Caso a Tencent integrasse o índice S&P 500, seria a quinta empresa mais valiosa nele, em valor de mercado. Ela superaria o Facebook, com valor de mercado de US$ 519 bilhões, e ficaria um pouco abaixo da Amazon, com US$ 543 bilhões, de acordo com os preços do fechamento da segunda-feira, aponta o FactSet.

A Tencent, que realizou sua oferta pública inicial de ações em junho de 2004, levou mais de 13 anos para chegar a US$ 500 bilhões, sendo a primeira companhia asiática do setor de tecnologia a romper essa marca. Apenas outras três empresas atingiram esse patamar mais rápido – Facebook, Cisco Systems e a controladora do Google, Alphabet. Em comparação, a Apple levou mais de três décadas para valer US$ 500 bilhões, em 2012 – ela superou os US$ 900 bilhões neste mês pela primeira vez.

A Tencent, maior produtora de videogames em receita, é mais conhecida na China por seu WeChat e por aplicativos de mensagens e de pagamentos no celular, instalados em quase todos os computadores e smartphones no país. A companhia tem também avançado no exterior, ao por exemplo comprar a desenvolvedora de jogos Epic Games e ter uma fatia minoritária na companhia de videogames Activision Blizzard. Ela ainda comprou recentemente uma fatia de 12% na companhia de mídia social Snap, tornando-se uma das maiores acionistas dela.

Na semana passada, a Tencent divulgou mais um balanço forte para o terceiro trimestre. “A Tencent é um ecossistema, como Google ou Apple”, disse Muzhi Li, analista sediado em Hong Kong da Arete Research. “Ela tem muitos ativos que ainda não transformou em dinheiro, como anúncios, pagamentos e conteúdo, por isso os investidores têm grandes expectativas com a ação.” Fonte: Dow Jones Newswires.