Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Valter Outeiro: os últimos serão os primeiros

23/08/2020 - 11:00
gráfico mercados ações bolsa
“Os lucros por ação devem cair 72% no segundo trimestre, recuando 59% em 2020 e depois, apresentarem recuperação de 154% no próximo ano”, afirma o colunista (Imagem: Pixabay/ Pexels)

Olá Leitor Money Times

Se a queda é forte, a retomada pode ser muito rápida. Para o J.P. Morgan Asset Management, os EPS (Earnings Per Share, lucros por ação) dos mercados da América Latina deverão mostrar a maior variação negativa no segundo trimestre dentre todos os pares emergentes.

Em contrapartida, devem mostrar recuperação exponencial em 2021. Colocando em números, os EPS devem cair 72% no segundo trimestre, recuando 59% em 2020 e, depois, apresentarem vertiginosa recuperação de 154% no próximo ano.

“Em adição ao forte viés cíclico, alguns países estrangeiros atingiram melhor controle do vírus do que os EUA, dando suporte fiscal amplo às suas economias”, aponta o JP.

“Combinado com o potencial enfraquecimento do dólar, os mercados internacionais podem finalmente estar em uma posição de largada melhor, conforme entramos em um novo ciclo”, completam.

Fonte: J.P. Morgan Asset Management

Ensinamentos dos magos

Retirando conselhos do livro “The Market Wizards”, vou apresentar para você algumas dicas preciosas.

Stuart Walton, trader entrevistado no livro de Schwager, disse que gosta de investir em ações que são difíceis de comprar.

“Uma das coisas que eu gosto de ver quando estou tentando verificar quais ações comprar é se elas estão muito difíceis de comprar, ou seja, coloco uma ordem de compra de 42 e recebo uma ordem de venda de 45. Eu amo isso”, afirmou.

Já Mark Minervini, trader, diz: “ações que estão prontas para explodir usualmente são muito difíceis de serem compradas sem colocar o mercado para cima”.

O trader ainda diz que muitos iniciantes cometem o erro de esperar eternamente quedas das ações para comprá-las, o que acaba nunca acontecendo.

Outro ponto muito interessante reside na percepção de não deixar uma venda anterior a um preço menor impedir você de comprar uma ação que novamente tenha vontade de possuir.

Walton avalia sua vontade de comprar de volta boas ações, mesmo se estiverem no momento sendo negociadas a um preço superior do que quando o trader se desfez da posição.

Minervini ressalta a necessidade de ter um plano de volta caso você tenha se retirado de uma posição ou, “de outra forma”, afirma, “você geralmente verá a posição subindo 50% ou 100% enquanto permanece à margem”.

Limpe seu portfólio

Por fim, permanecer com uma ação perdedora pode ser um erro, mesmo se ela se recuperar, pois o dinheiro poderia ser usado de forma mais efetiva em outra posição.

Quando uma ação despenca em relação ao preço de entrada, o investidor racionaliza: “como eu vou sair da posição agora? Não posso mais perder tanto dinheiro de qualquer forma”.

Apesar do raciocínio ser correto, este tipo de pensamento pode manter o dinheiro atrelado a ações que não vão a lugar algum, causando ao trader a perda de outras oportunidades.

Ao responder porque vendeu algumas ações que tinham caído 70%, Walton disse: “ao limpar meu portfólio e reinvestir em ações sólidas, consegui fazer muito mais dinheiro do que se eu tivesse ficado com aquelas ações e esperado uma ressurreição”.

A corrida pela vacina do COVID-19 está acirrada ao ponto de nos fazer estudar minuciosamente os impactos disso no mercado. Aproveito para indicar a leitura deste relatório. Peço que considere entrar nessa ação antes da confirmação da nova vacina e dos efeitos disso nas ruas.

E reforço: esta ação pode explodir até o final deste ano, logo após o anúncio da vacina…

Valter Outeiro

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 21/08/2020 - 21:54