Comprar ou vender?

Vamos: compra da BMB abre a porteira para outros países

24 jun 2021, 16:57 - atualizado em 24 jun 2021, 16:57
Vamos
Porém, a dupla ressalta que, no momento, a Vamos manterá seu foco no crescimento orgânico no Brasil (Imagem: YouTube/Grupo Vamos)

A compra da BMB, companhia de customização de caminhões, pode ser o primeiro passo para a internacionalização da Vamos, revela a XP em relatório obtido pelo Money Times.

“Acreditamos que as operações da BMB no México podem fornecer à Vamos inteligência de mercado importante no segundo maior mercado da América Latina”, afirmam os analistas Pedro Bruno e Lucas Laghi.

Porém, a dupla ressalta que, no momento, a Vamos manterá seu foco no crescimento orgânico no Brasil, dado o perfil inexplorado do mercado local de aluguel de caminhões.

“Com esta aquisição, a Vamos não precisa mais comprar veículos customizados da Volkswagen/MAN (seu principal fornecedor de caminhões), adicionando duas camadas de eficiência: (i) margens da BMB; e (ii) o valor potencial adicionado pela montadora ao vender soluções feitas sob medida”, dizem.

Segundo cálculos, embora a divulgação financeira para a BMB tenha sido limitada, os R$ 98,4 milhões de receita bruta dos últimos 12 meses sugerem um valuation atrativo de 0,6x EV/Vendas Brutas.

Para a Ágora, a compra da empresa, a quarta aquisição cumulativa anunciada pela Vamos em 2021, mostra o interesse da empresa em expandir suas operações para outros países.

“Em nossa opinião, com esta operação, a companhia pode oferecer soluções premium e customizadas, reduzindo os prazos de entrega desses produtos aos seus clientes”, dizem os analistas Victor Mizusaki e Wellington Lourenço.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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