Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Varejo cresceu 4,7% em agosto, aponta ICVA

17/09/2018 - 10:11

O varejo brasileiro apresentou crescimento de 4,7% em agosto na comparação com o mesmo período de 2017, de acordo com o relatório do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado hoje (17). O aumento desconta a inflação sobre a cesta de setores do varejo ampliado.

Em termos nominais, o número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o indicador registrou alta de 7,8% na comparação com o ano anterior.

De acordo com o relatório, agosto foi beneficiado pelo calendário. Em relação ao mesmo mês do ano passado, agosto teve uma sexta-feira a mais – dia da semana geralmente mais forte para o varejo – e uma terça-feira a menos, que tem como característica ser mais fraco em termos de faturamento para o mercado.

O índice deflacionado aponta alta de 4,1%, representando uma aceleração em relação a junho (1,4%). Já o ICVA nominal, pelo mesmo conceito, mostra uma alta de 7,2% na comparação anual, com aceleração sobre julho (5,3%).

“O desempenho de Agosto surpreende positivamente, mesmo descontando o efeito de calendário. O grande destaque foi o setor de Vestuário, que puxou a alta. Além disso, tivemos neste mês o início do período de saque do PIS, o que aumenta o poder de compra do consumidor e ajuda a explicar este resultado”, diz Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Victor Fermino - 17/09/2018 - 10:11

Cotações Crypto
Pela Web