Vacinas

Variante de coronavírus nos EUA aumenta urgência de vacinação

04 jan 2021, 19:36 - atualizado em 04 jan 2021, 19:36
Eua, coronavírus
A descoberta da nova variante nos EUA ocorre em um momento em que a campanha para vacinar a maioria dos americanos tem sido prejudicada por uma coordenação ineficaz (Imagem: REUTERS/Carlo Allegri)

Uma variante do coronavírus que se espalha com maior facilidade foi detectada nos Estados Unidos pela primeira vez na semana passada, o que poderia agravar o surto e aumentar a urgência para que a distribuição de vacinas seja mais rápida e eficaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas três estados – Colorado, Califórnia e Flórida – têm casos identificados da nova cepa que se propaga pelo Reino Unido há meses. Mas autoridades de saúde dos EUA dizem que ainda não sabem quão longe a variante já pode ter percorrido os EUA, ou o que isso pode significar para o futuro.

“Suspeito que tenha se espalhado mais do que sabemos”, disse Michelle Barron, diretora médica sênior de prevenção e controle de infecções da UCHealth, um sistema de saúde com uma dúzia de hospitais e centenas de clínicas no Colorado.

A descoberta da nova variante nos EUA ocorre em um momento em que a campanha para vacinar a maioria dos americanos tem sido prejudicada por uma coordenação ineficaz e falta de apoio federal para estados e sistemas de saúde. Embora mais de 4,28 milhões de americanos tenham sido vacinados até a noite de sábado, de acordo com dados monitorados pela Bloomberg, o número é muito menor do que os 20 milhões de doses que autoridades de saúde dos EUA previram para o final de 2020.

Enquanto isso, o número de infecções aumenta, com quase 231 mil novos casos registrados nos EUA na quinta-feira antes do fim de semana do Ano Novo, quando os registros devem ter sido mais escassos. Quatro estados – incluindo Nova York e Califórnia – ultrapassaram 1 milhão de infecções no total, e o país registra mais de 350 mil mortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“É uma corrida, e esta variante tornou todo o desafio mais difícil”, disse Eric Topol, diretor do Scripps Research Translational Institute em La Jolla, Califórnia. “Tudo o que vimos em 2020 em termos de um vírus desafiador, será levado a um novo nível.”

A distribuição de vacinas tem sido um desafio para o sistema de saúde dos EUA, pressionado por um aumento simultâneo de infecções. Os governos estaduais e locais precisam lidar com uma logística complexa para manter os imunizantes na temperatura adequada, decidir quem deve ter acesso antecipado e persuadir os céticos a tomar a vacina.

Moderna
Para aumentar a quantidade de vacina disponível, o governo dos Estados Unidos avalia cortar pela metade a dose da Moderna para pessoas entre 18 a 55 anos (Imagem: Reuters/Brian Snyder)

Para aumentar a quantidade de vacina disponível, o governo dos Estados Unidos avalia cortar pela metade a dose da Moderna para pessoas entre 18 a 55 anos, disse Moncef Slaoui, diretor científico da Operação Warp Speed, em entrevista ao programa “Face the Nation” da CBS. Ele disse que há evidências de que meia dose fornece o mesmo nível de proteção para essa faixa etária.

Os comentários de Slaoui vieram em resposta a uma pergunta sobre a decisão do Reino Unido de vacinar o maior número possível de pessoas com a primeira dose da vacina da Pfizer e BioNTech, embora possivelmente com o atraso de uma segunda dose. Ele disse que tal mudança seria um erro para os EUA, já que não foi confirmada por dados de ensaios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA tentam avaliar o efeito que a nova variante poderia ter na propagação acelerada, de acordo com Kristen Nordlund, porta-voz da agência. No momento, porém, “não temos resultados”, disse Nordlund por e-mail.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar