Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Veja 10 ações que podem pagar gordos dividendos em 2022, segundo a Genial

Renan Dantas
25/01/2022 - 17:25
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
Empresas continuaram pagando gordos dividendos neste ano, diz Genial (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Quem investiu em renda passiva, especialmente em ações de commodities, colheu bons dividendos, mesmo com a derrocada do Ibovespa (IBOV) no ano passado.

A alta do minério de ferro engordou o caixa de empresas como Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4;GGBR3) e Usiminas (USIM5). 

Além disso, a Metalúrgica Gerdau (GOUA4), holding que controla a Gerdau (GGBR4), e a Bradespar (BRAP4), holding controlada pelo Bradesco (BBDC4) que investe em Vale (VALE3), também surfaram essa onda, pagando bons dividendos no ano.

Outro setor, o de alimentos, rendeu belos proventos graças ao ciclo positivo do gado nos EUA e com o câmbio favorecendo a forte geração de caixa dos frigoríficos, como JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), que têm a maior parte de suas operações no mercado americano.

E 2022?

Segundo a Genial Investimentos, o cenário será desafiador para 2022.

“O fator juros no Brasil e no mundo deverá influenciar bastante nas estratégias das empresas sobre a distribuição de dividendos”, afirma.

Apesar disso, a Genial espera que o setor ligado às commodities continue como destaque na distribuição de dividendos por conta do ciclo positivo do minério de ferro e do petróleo, “o que possibilita uma forte geração de caixa, enquanto não foram feitos grandes investimentos nos últimos anos para aumento da capacidade produtiva”.

Já os grandes bancos devem manter suas políticas de distribuição de proventos para atrair investidores mais conservadores em um ano de grande volatilidade.

“O mesmo movimento deve ocorrer no setor elétrico, com destaque para as transmissoras de energia, que seguem sendo beneficiadas pela inflação mais alta”, acrescenta a corretora.

Por outro lado, setores influenciados no ano passado pelo movimento de alta da Selic (construção civil, varejo e small caps) aproveitarão esse ano para manter seus níveis de alavancagem, enquanto querem estar disponíveis para eventos de fusões e aquisições. “Assim, não devem ser destaque na distribuição de dividendos”, completa.

Veja a seguir a tabela completa:

Posição Empresa Ticker Dividend Yeld Frequência
1 Petrobras PETR4 21,20% Irregular
2 Petrobras PETR3 17,60% Irregular
3 Bradespar BRAP4 12,20% Irregular
4 Braskem BRKM5 12,00% Irregular
5 CPFL Energia CPFE3 11% Irregular
6 Copel CPLE6 10,80% Irregular
7 Banco do Brasil BBAS3 10,60% Trimestral
8 BB Seguridade BBSE3 9,50% Semestral
9 Cyrela CYRE3 9,40% Semestral
10 Vale VALE3 9,20% Irregular

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Renan Dantas - 25/01/2022 - 17:26

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto