BusinessTimes

Veja 8 empresas que podem brilhar no 3T22 e 5 para ficar com o pé atrás, segundo o Santander

20 out 2022, 16:19 - atualizado em 20 out 2022, 16:42
Rumo balanços terceiro trimestre
Santander espera resultados sólidos no terceiro trimestre do ano (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O Santander espera resultados sólidos das empresas que estão sob sua cobertura no terceiro trimestre, em linha com a aceleração do crescimento do PIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco aponta que os setores domésticos, incluindo saúde, transporte e propriedades de renda, podem ser os destaques do trimestre.

“Em contraste com as tendências observadas no primeiro semestre do ano, durante o terceiro trimestre as empresas pareciam ter finalmente conseguido repassar os custos crescentes aos consumidores, e esperamos margens ponderadas de valor de mercado estáveis para nosso universo de cobertura”, diz o Santander.

Expectativas para o 3T22

Segundo o Santander, o setor de transporte, impulsionado pela Rumo (RAIL3), pode ser um ponto positivo, com Ebtida e lucro líquido crescendo 45% e 44%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

Já sobre as propriedades de renda, devido aos resultados consistentes e fortes dos shoppings, o Santander estima Ebtida crescendo 33% ao ano e o lucro líquido crescendo 28% ao ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para os bancos, esperamos um crescimento de 18% do lucro líquido em uma base ponderada pelo valor de mercado. Também projetamos que o crescimento dos empréstimos desacelere neste trimestre, devido às duras compensações e estratégias de redução de risco adotadas pelos bancos”, diz.

Dentro do setor, o Santander aponta que Banco do Brasil (BBSA3) pode ser o destaque no trimestre.

Como resultado do forte crescimento do Ebtida e do lucro líquido da Petrobras (PETR4), o setor de petróleo, gás e petroquímica também pode apresentar resultados robustos. O Santander espera um crescimento de 45% ao ano no Ebtida e 71% ao ano do lucro líquido do setor.

Por fim, após a queda nos preços de minério de ferro e aços longos e planos nos últimos 12 meses, o banco estima que as indústrias, siderúrgica e de mineração, experimentem as maiores quedas no Ebtida, de -35% ao ano e -32%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques positivos

Sobre empresas específicas, o Santander aposta na Intelbras (INTB3), Banco do Brasil (BBSA3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN11), Direcional (DIRR3), Arezzo (ARZZ3), Rumo (RAIL3) e Totvs (TOTS3) como os destaques positivos do 3T22.

Destaques negativos

Por outro lado, a expectativa é que Dexco (DXCO3), Tenda (TEND3), Bradesco (BBDC4), Usiminas (USIM5) e Natura (NTCO3) estejam do lado negativo dos destaques nesta temporada de balanços.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.