Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Veja a carteira de ações “Not Bad” para esta semana

20/01/2020 - 11:30
Para esta semana, William Castro Alves reduziu a posição em SLCE3 e comprou mais JBSS3 (Imagem: Pixabay)

CARTEIRA 

Começando por um tema super presente nas resoluções de ano novo:

Will, você faz aportes mensais? 

Não. Na verdade não tenho conseguido! Mas não estou dizendo que estou correto nisso…apenas relatando um fato. Sempre conto a verdade aqui nesse blog pois entendo que esse é o maior diferencial que posso ter em meio a tanta “falação” que ouvimos na internet hoje.

Estou falando isso para tirar o peso daqueles que se culpam por não conseguirem economizar mensalmente….hoje se fala muito nisso … diversos gurus financeiros falam disso … mas nem sempre a realidade permite…nem sempre é tão simples assim. É importante você ter em mente que economizar é algo essencial! Tão ou mais importante quanto investir bem!! Economizar vai sim ajudar a alcançar seus objetivos financeiros de longo prazo.

Foco aqui nunca foi finanças pessoais, mas é ÓBVIO que para investir você tem que juntar um capital … e como o fará se gasta mais do que recebe ou ganha?! Então não se culpe, ou se martirize… se organize para viver com menos  e fazer sobrar … e se possível ainda pense numa forma de fazer mais dinheiro…se não consegue hoje, se programe para num futuro breve o fazer!

Nessa linha de raciocínio, apesar de não fazer aportes mensais, essa semana eu recebi uma grana extra que me ajudou a compensar a falta de economia dos últimos meses. Com isso, minha posição de caixa aumentou um pouquinho. No mais segui reduzindo uma das minhas posições em ações – comento mais a respeito abaixo.

AÇÕES 

Seguindo o que já tinha comentado na semana passada, reduzi ainda mais minha posição em SLCE3 e comprei mais JBSS3 – seguindo a troca da #Notbad….além de ter comprado um pouco mais de BBAS3.

Aqui vale 2 parênteses:

Primeiro. Retirei SLCE3 simplesmente porque penso que tenho que retirar…porque estou satisfeito com a performance até aqui. Muitos questionaram por conta das supostas boas notícias de um acordo entre EUA e China… ou ainda por outros motivos….já tinha comentado semana passada a respeito. Acordo China e US é bom, mas será que não está no preço? Talvez. Foi algo inesperado? Não. Posso estar errando, mas não vou esperar notícias ruins para sair do papel. E torço para que quem fique ganhei ainda mais dinheiro com o papel =) .

Segundo. Sim, já tinha comentado aqui de BBAS então vou apenas reescrever aqui o que penso sobre o ativo:

Lucros podem crescer 10% em 2020, fazendo que o ROE chegue a 18%. Com isso, o banco estaria negociando a cerca de 7x lucros…mto barato a meu ver! Sinceramente enxergo uns 40% de upside…nos R$ 65 sairia feliz! 

Por isso comprei mais essa semana!

Vale ainda comentar sobre o setor de autopeças o qual soma 33% da minha carteira (MYPK3 + SHUL4).

É um setor que não atrai … tem graxa … é old school … não tem “tãrnaraundi” (turnaround) … não tem historinha pra contar … não tem gestor pop com posição, ou ainda clubinho de comprados… kkkk

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Mas vamos lá … no momento atual cresce mais que varejo (veja o volume de vendas de muitas das empresas e você vai ver) … com ganhos de margem por conta da alavancagem operacional … empresas não possuem problemas financeiros … algumas empresas são líderes em seu segmento de atuação … algumas pagam bons dividendos … relação P/L de menos de 12x … enquanto isso o varejo apresenta uma competição gigante, um modelo que requer investimentos e adaptação as alterações no padrão de consumo, sem dividendos, e que negocia a 30x, 40x, 60x, lucros!

Mercado segue olhando o setor de autopeças com os olhos de crise, sendo que o país já saiu dela! Setor de caminhões pesados cresceu 50% no ano passado e deve crescer mais 20% essse ano!

Enfim…pra pensar!

#NOTBAD

Bolsa andou na semana … a carteira também, mas em menor ritmo – JBSS3 vem tendo boa performance, mas COGN3 sempre volátil acabou por atrapalhar a performance da semana….mas isso importa?

Pra mim não!

Performance semanal não é algo que acho relevante…o que faço aqui é apenas registrar o andamento da carteira para que você saiba que sim, eu acompanho o que se passa.

Última atualização por Diana Cheng - 20/01/2020 - 11:30