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Veja cinco vantagens que o CRM pode trazer para o seu negócio

15 jul 2019, 19:51 - atualizado em 15 jul 2019, 19:51
Na prática, o CRM armazena as informações dos clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, quantidade de visitas ao site da empresa, entre outras (Imagem: Pixabay)

Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, pode trazer muitas vantagens competitivas para aprimorar a gestão do empreendimento. Por meio da análise da interação dos usuários com a empresa, o CRM busca antecipar as necessidades do consumidor e, assim, rentabilizar e aumentar as vendas do negócio.

Na prática, o CRM armazena as informações dos clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, quantidade de visitas ao site da empresa, entre outras. Apesar de ser similar com uma lista de contatos, o CRM também realiza gestão de contatos na empresa e acompanha todo o processo de negociação: da geração do lead até o pós venda.

O diretor de desenvolvimento da Faktory Softwares, Alceu Silveira Cardoso, afirma que o CRM consegue rastrear e gerenciar as informações dos clientes, simplificar tarefas repetitivas para tornar o acompanhamento de leads mais eficaz, capturar e-mails de clientes de forma instantânea e proporcionar atendimento personalizado ao cliente para fornecer uma boa experiência de compra.

“Com isso, tem-se a importância de obter um CRM para aplicação na empresa, obtendo inúmeros benefícios e vantagens competitivas para enfrentar os concorrentes no mercado.”, afirma.

Pensando nisso, Cardoso elaborou uma lista de cinco vantagens que o CRM pode trazer para as empresa. Confira:

1- Melhoria do relacionamento com os clientes

Com a adesão de um CRM, a satisfação do cliente é alcançada com mais facilidade, já que a equipe de vendas tem mais informações sobre seus compradores, conseguindo oferecer um melhor atendimento na hora de resolver problemas ou tirar uma dúvida do cliente.

2- Potencialização dos gastos do cliente com cada compra

Assim como o CRM consegue rastrear as visitas de um determinado cliente no site da empresa, ele também pode proporcionar aos vendedores informações sobre as compras realizadas por cada um, o que faz com que a equipe de vendas entenda no que deve focar para aumentar os gastos do cliente.

3- Melhoria da comunicação em equipe

Por meio do CRM, cada membro da equipe de vendas tem informações sobre todos os clientes, tornando possível o entendimento do cliente final e facilitando a relação com eles. Além disso, os colaboradores podem registrar eventos no sistema para que outros colegas auxiliem na negociação.

4- Maior integração entre os times de marketing e vendas

Com um banco de dados dos clientes, o CRM possibilita maior integração entre os times de marketing e vendas. De um lado, a equipe de marketing pode obter as informações para fazer ações de produtos; do outro lado, o time de vendas obtém clientes potenciais para que possa realizar as operações de venda.

5- Maior poder gerencial para o líder de vendas

Por fim, ter um CRM entrega a vantagem competitiva de dar maior poder gerencial para o líder de venda, já que, por meio do sistema, ele consegue identificar o nível de produtividade e a força de vendas, podendo tomar decisões para alterar os processos quando algo não estiver entregando resultados positivos.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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