Seguros

Veja o carro e seguro com o melhor custo-benefício do Brasil

21 nov 2018, 18:32 - atualizado em 21 nov 2018, 18:32

O relatório mensal da corretora Bidu, plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e produtos financeiros do Grupo Thinkseg, avaliou, entre os dez veículos mais vendidos em outubro, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os modelos com melhor custo-benefício.

O resultado mostrou que o Jeep Compass e o Chevrolet Ônix, com valor de seguro 5,4% do valor de mercado, são os mais vantajosos para os homens. Para as mulheres, destaca-se o Chevrolet Prisma, tendo seu valor de seguro representando 4% do valor de mercado.

Na outra ponta, os modelos Volkswagen Polo e Volkswagen Gol foram considerados os menos vantajosos para, respectivamente, homens e mulheres. A relação entre valor de seguro e valor de mercado (price ratio) é de 8,9%, enquanto que o Volkswagen Gol apresenta price ratio de 5,4%.

Valor médio

Produzido a cada mês, o Relatório Bidu registra o preço médio do seguro em quatro diferentes capitais: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa traça e compara o perfil de homens e mulheres com 35 anos de idade e que são casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho e que estão contratando o seguro pela primeira vez.

Em novembro, o valor médio do seguro caiu 8%, um resultado destoante em comparação à alta de 46% do mês anterior. Isso se deve pela retração do preço do seguro para os homens, que caiu 15,69%. Para as mulheres, no entanto, a queda foi leve, de 0,3%, o que demonstra estabilidade.

São Paulo registrou a maior queda no preço médio: 49,56%. Brasília segue em segundo lugar, terminando novembro com retração de 30,22%. Rio de Janeiro e Porto Alegre, no entanto, tiveram seus preços de seguro aumentados.

O modelo Renault Kwid obteve a maior queda de preço para homens, chegando a 40%. Passou de R$ 3.164 para R$ 1.897. O Volkswagen Polo chegou a variar 24%, tendo seu seguro aumentado de R$ 3.209 para R$ 3.975 em um mês.

Tanto o Jeep Compass quanto o Volkswagen Polo diminuíram suas precificações em novembro. O primeiro foi de R$ 4.329 para R$ 3.995. O segundo, de R$ 3.263 para R$ 3.188. O carro mais vendido do mês, Chevrolet Ônix, foi que obteve maior aumento de preço: 34%. O valor passou de R$ 1.557 para R$ 2.094.

O relatório chegou à conclusão de que o preço médio para homens continua mais alto em comparação ao perfil feminino. As mulheres pagam em média R$ 2.171, enquanto que o sexo oposto desembolsa R$ 2.949.

Mais vendido

Dados da Fenabrave concluíram que, em outubro, 208.814 automóveis foram emplacados – 20,56% em comparação a setembro. Desde janeiro, quatro modelos figuraram em todos os rankings da federação: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e VW Polo.

O modelo Chevrolet Onix teve 22.324 unidades emplacadas em outubro, colocando-o em primeiro lugar na lista. O preço médio de entrada para homens é de R$ 2.238, 10% a menos em relação à cotação do mês anterior. Para o público feminino, o valor médio é de R$ 2.094 ante os R$1.557 de setembro.

Cidades

Brasília tem o seguro mais em conta: R$ 1.886, considerando a média de preço. Rio de Janeiro registrou o valor mais caro, com precificação média de R$ 3.126.

Em novembro, o valor do seguro registrado apontou que o preço é maior para os homens do que para as mulheres em todas as cidades. Porto Alegre obteve a média mais alta, de R$ 3.753 para homens e R$ 2.283 para mulheres.

(Comparação de valores de preço para homens entre cidades)
(Comparação de valores de preço para mulheres entre cidades)

Gráficos: azul e vermelho representam, respectivamente, homens e mulheres.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.