ImóvelTimes

Vendas de moradias usadas nos EUA caem em dezembro

20 jan 2022, 12:20 - atualizado em 20 jan 2022, 12:54
Imóveis EUA
As vendas de moradias usadas caíram 4,6% no mês passado, para uma taxa anual de 6,18 milhões de unidades em dado ajustado sazonalmente, informou a Associação Nacional de Corretores nesta quinta-feira (Imagem: REUTERS/Karen Ducey/File Photo)

As vendas de moradias nos Estados Unidos despencaram em dezembro, com preços mais altos em meio a estoques em mínimas recordes excluindo alguns compradores de primeira viagem.

As vendas de moradias usadas caíram 4,6% no mês passado, para uma taxa anual de 6,18 milhões de unidades, em dado ajustado sazonalmente, informou a Associação Nacional de Corretores nesta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam declínio para 6,44 milhões de unidades.

As vendas tiveram queda em todas as regiões norte-americanas.

As revendas de moradias, que respondem pela maior parte das vendas de casas nos EUA, caíram 7,1% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Um total de 6,12 milhões de residências foram vendidas em 2021, maior número desde 2006 e alta de 8,5% em relação a 2020. As vendas permaneceram concentradas nas faixas mais altas de preço do mercado.

A demanda por habitação está sendo alimentada por indivíduos e investidores que reformam e depois revendem casas para aproveitar um mercado imobiliário aquecido.

Mas o aumento das taxas de hipoteca, restrições de oferta e preços mais altos das casas podem tornar as compras de moradias menos acessíveis neste ano.

Um total de 6,12 milhões de residências foram vendidas em 2021 (Imagem: Pixabay)

Há um número recorde de casas com aval para construção, mas ainda não iniciadas, de acordo com dados do governo dos EUA publicados na quarta-feira.

Construtoras disseram nesta semana que os custos mais elevados de matéria-prima e a escassez estavam atrasando em semanas o tempo comum de construções unifamiliares.

O preço médio de uma casa usada subiu 15,8% em dezembro ante um ano antes, para 358 mil dólares. Os preços de moradias atingiram a média recorde de 346.900 dólares em 2021, aumento de 16,9% em relação a 2020.

Havia no mercado em dezembro uma mínima recorde de 910 mil casas usadas, queda de 18,0% ante novembro e declínio de 14,2% em relação ao mesmo período em 2020.

No ritmo de vendas de dezembro, o estoque atual levaria 1,8 mês para se esgotar, abaixo do nível de um ano antes, de 1,9 mês.

Oferta de seis a sete meses é vista como um equilíbrio saudável entre oferta e demanda.

Compradores de primeira viagem responderam por 30% das vendas no mês passado, em comparação com 31% um ano antes.

(Atualizada às 12:52)

reuters@moneytimes.com.br