Varejo

Vendas no varejo do Brasil contrariam expectativas e têm maior alta em 7 meses

11 dez 2025, 10:36 - atualizado em 11 dez 2025, 10:36
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Vendas no varejo do Brasil contrariam expectativas e têm maior alta em 7 meses (Imagem: dj_aof/Getty Images)

O setor de varejo brasileiro contrariou as expectativas e registrou em outubro o maior aumento das vendas em sete meses, embora tenha mantido o ritmo lento em meio à taxa de juros elevada que dificulta o crédito.

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As vendas no varejo tiveram alta de 0,5% em outubro na comparação com o mês anterior, contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,1%.

Esse foi o resultado mais forte desde março, quando houve aumento de 0,7% nas vendas.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram ainda crescimento de 1,1% em relação ao mês do ano anterior, ante expectativa de recuo de 0,2%.

A alta mensal “rompe com o padrão observado de variações pequenas ou negativas. Foi uma alta espalhada, pois o volume de vendas cresceu em sete dos oito setores investigados pela pesquisa”, disse Cristiano Santos, gerente da pesquisa no IBGE.

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Os varejistas brasileiros vêm enfrentando um cenário de política monetária restritiva, que restringe o crédito e o consumo, ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho segue forte com renda elevada. Diante disso, o setor vem apresentando resultados mensais mais próximos de zero ao longo do ano.

O Banco Central decidiu na véspera manter a taxa Selic em 15% ao ano, como esperado, e não sinalizou quando poderá iniciar um ciclo de cortes nos juros, reforçando que a manutenção desse nível por período bastante prolongado é a estratégia adequada para levar a inflação à meta.

“O resultado parece mais uma recomposição de perdas dos últimos meses do que uma mudança de tendência. Nos últimos sete meses, o setor varejista contraiu em cinco, sendo um dos setores mais afetados pelas condições monetárias adversas e menor confiança do consumidor”, avaliou André Valério, economista sênior do Inter.

Mostraram resultados positivos em outubro Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,2%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%), Móveis e eletrodomésticos (1,0%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).

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O único resultado negativo foi de Tecidos, vestuário e calçados, com queda de 0,3% das vendas. “Essa queda se deu, principalmente, pela parte de vestuário, de produtos de moda e acessórios”, segundo Santos.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças; material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve alta de 1,1% em relação a setembro.

As vendas de veículos e motos, partes e peças aumentaram 3,0% e as de material de construção tiveram expansão de 0,6% em outubro.

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A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
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