Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Via negocia com múltiplos 4 vezes menores que o Magazine Luiza; vale a pena?

25/09/2021 - 11:06
Casas Bahia Via Varejo VVAR3
No ano, as ações da Via acumulam queda de quase 50% (Imagem: Reprodução/Casas Bahia/Facebook)

Via (VIIA3), dona da Casas Bahia, e Magazine Luiza (MGLU3) são as principais empresas do setor varejista listadas na Bolsa. 

Na última semana, ambas bateram 100 mil vendedores em seu marketplace. Apesar dos números robustos da Via, a Genial destaca que a companhia está negociando a múltiplos 4 vezes menores que o Magazine, mesmo possuindo relativamente o mesmo número de vendedores na plataforma.

“São em momentos de incertezas que surgem grandes oportunidades. Achamos exagerada a reação recente do mercado, ainda mais ao considerarmos tudo que a companhia tem a entregar”, afirma. 

No ano, as ações da Via acumulam queda de quase 50%.

Os analistas Rafael Rehder e Eduardo Nishio destacam que a empresa faz a lição de casa, ou seja, melhorou sua operação, ganhando marketshare e entregando resultados consistentes.

“O desempenho inferior observado nas empresas do setor reflete mais o cenário macroeconômico do que qualquer fundamento específico delas”, afirma.

Eles também lembram que em um cenário de juros elevados, é normal observar uma queda no valor das ações devido ao aumento do retorno esperado pelo acionista.

“Quanto maior a taxa de juros, maior será o retorno esperado. Assim, os fluxos de caixa futuros serão descontados a uma taxa maior, reduzindo o valuation da companhia”, completa.

A Genial tem recomendação de compra para as ações da Via com preço-alvo de R$ 20, potencial de alta de 135%.

Evolução anima

No começo do ano, então com 10 mil vendedores no marketplace, a empresa previa elevar este montante para 90 mil até o fim de 2021.

Com a evolução mais rápida do que a esperada, o número de produtos únicos à venda (SKUs) passou de 3 milhões para 33 milhões em setembro, informou a Via.

De acordo com o comunicado, entre os itens cujas vendas mais subiram ante setembro de 2020 estão bebidas (+567%), produtos automotivos (+378%), produtos para pets (+230%), itens de casa e construção (+130%) e (v) produtos de beleza e saúde (+120%).

A Via informou ainda que atualmente, 30 de suas lojas físicas funcionam como ponto de apoio de coleta para produtos vendidos por canais online e estima ampliar esse número para 100 lojas até o fim do ano.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 27/09/2021 - 13:49

Cotações Crypto
Pela Web