BusinessTimes

Via Varejo compra 80% do banco digital BanQi

07 fev 2020, 21:06 - atualizado em 07 fev 2020, 21:06
Banqi
Banco próprio: Via Varejo avança no mundo virtual com BanQi (Imagem: Instagram/BanQi)

A Via Varejo (VVAR3) comprou 80% do BanQi, banco digital criado pela empresa em junho do ano passado, em parceria com a startup americana Airfox. A transação, cujo valor não foi divulgado, deve ser concluída em até 60 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No comunicado divulgado nesta sexta-feira (7), a Via Varejo justifica o negócio, argumentando que “a operação do banQi conta com um diferencial único, que é a união de uma fintech pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de soluções de inovação digital em crédito, meios de pagamento e serviços digitais, ao maior varejista de eletromóveis do Brasil, com seus 84 milhões de clientes, mais de 1000 lojas e o mais famoso crediário do Brasil (‘Crediário Casas Bahia’).”

A Via Varejo acrescenta que “a Airfox servirá também como um centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação em serviços digitais, com potencial para aplicação em diferentes áreas de negócio, além de varejo e serviços financeiros.”

A relação entre a Via Varejo e a Airfox data de 2018. Em setembro daquele ano, as empresas anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma “solução tecnológica mPS (Mobile Point of Sale)”.

O objetivo era criar um aplicativo que permitisse, aos clientes da varejista, digitalizar e pagar seus boletos pelo celular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agência na palma da mão

A ferramenta também prestaria outros serviços, como o pagamento de contas de água, luz, gás e internet, recargas de cartões pré-pagos de celular e transporte público, e transferência de crédito para outros usuários.

Via Varejo Casas Bahia
Estrutura: Via Varejo utilizará lojas físicas para captar clientes para o BanQi (Imagem: Divulgação)

A parceria evoluiu, em junho do ano passado, para a criação do BanQi, definido pela Via Varejo, na ocasião, como um “banco digital inovador, que chega ao mercado com a missão de oferecer à população serviços de pagamento e produtos acessíveis, eficientes e sem custos, que serão disponibilizados de forma inovadora e inclusiva.”

A Via Varejo pretendia utilizar sua estrutura física, composta por cerca de 1 mil lojas, para captar clientes para o BanQi, que passou a oferecer saques e depósitos nos caixas das lojas, cartão de crédito com marca própria e empréstimos pessoais.

Dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, a empresa estima ter 84 milhões de clientes pelo país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja, a seguir, a íntegra do fato relevante desta sexta-feira (7).

Veja, a seguir, a íntegra do comunicado de junho de 2019.

Veja, a seguir, a íntegra do fato relevante de setembro de 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar