BusinessTimes

Via (VIIA3) tem queda de 90% no lucro do 1T22, a R$ 18 milhões, acima da expectativa

09 maio 2022, 20:13 - atualizado em 09 maio 2022, 21:05
Megaloja Casas Bahia, Via
Via tem lucro acima da expectativa do consenso reunido pela Bloomberg (Imagem: Divulgação/Casas Bahia)

A Via (VIIA3) encerrou o primeiro trimestre de 2022 com lucro líquido contábil de R$ 18 milhões no primeiro trimestre de 2022, queda de 90% ante mesmo período do ano passado, mostra documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (9).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o lucro líquido operacional foi de R$ 86 milhões, queda de 52,2% na comparação com os R$ 180 milhões do mesmo ciclo do ano passado.

“No primeiro trimestre de 2022, houve R$ 29 milhões de incentivo de subvenção de maneira recorrente. Já no primeiro trimestre de 2021, houve efeito do incentivo de subvenção recorrente de R$ 33 milhões e R$ 117 milhões de períodos anteriores, totalizando R$ 150 milhões”, diz a Via para justificar a queda.

Mesmo assim, o número veio acima do esperado pelo consenso reunido pela Bloomberg, que apontava prejuízo de R$ 112 milhões.

O Ebitda ajustado, que mede o resultado operacional, foi de R$ 673 milhões, alta de 15,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A margem Ebitda ajustada ficou em 9,1%, avanço de 1,4 ponto percentual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o Ebitda operacional ajustado da Via ficou em R$ 758 milhões, avanço de 29,8%. Já a margem Ebitda operacional ajustado ficou em 10,2%, um avanço de 2,5 pontos percentuais.

“Esse avanço da margem acontece em razão dos fortes ganhos de produtividade e bom controle de despesas. Na linha do EBITDA, os ajustes não recorrentes relacionados à atualização dos processos trabalhistas (legado) foram de R$ 85 milhões no trimestre”, explica a empresa.

A receita líquida foi de R$ 7,3 bilhões, queda de 2%. A receita bruta consolidada ficou em R$ 8,7 bilhões, queda 1%.

“A variação é explicada pelo decréscimo de 3,5% na receita das lojas físicas, apesar do avanço de 2,8% na receita online”, diz a Via.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar