Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Visa faz acordo para comprar fintech sueca Tink por US$ 2,2 bi

24/06/2021 - 13:38
Visa
Alguns especialistas em tecnologia financeira consideram que a aquisição da Tink pela Visa pode disparar preocupações de autoridades de defesa da concorrência (Imagem: REUTERS/Philippe Wojazer)

A Visa anunciou nesta quinta-feira acordo para comprar a plataforma europeia de open banking Tink por 1,8 bilhão de euros (2,2 bilhões de dólares), meses depois de ter desistido de comprar a rival norte-americana Plaid.

Criada em 2012, a sueca Tink permite aos bancos e outras instituições financeiras compartilhar e acessar dados de consumidores de forma mais simples.

A empresa é usada por mais de 3.400 bancos e outras instituições, bem como por mais de 250 milhões de clientes na Europa.

As regras da União Europeia sobre o open banking exigem que os bancos permitam o acesso aos dados dos clientes por terceiros como forma de ampliar a competição.

Porém, alguns especialistas em tecnologia financeira consideram que a aquisição da Tink pela Visa pode disparar preocupações de autoridades de defesa da concorrência, de maneira semelhante ao que aconteceu com a Plaid.

“A Europa é um mercado de open banking muito diferente em relação aos Estados Unidos“, disse Simon Taylor, co-fundador da consultoria de fintechs 11:FS. “A Tink é uma das maiores empresas na área e muitas das preocupações que levaram a uma investição do acordo Visa-Plaid podem se aplicar aqui”.

“Com a Tink e a iZettle, a Suécia produziu as duas maiores transações de fusão e aquisição envolvendo fintechs“, disse Josh Bell, da Dawn Capital, uma companhia de investimentos de risco que apoiou ambas as empresas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 24/06/2021 - 13:38

Cotações Crypto
Pela Web