Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vitor Miziara: Investimento em Bolsa gera riqueza, ou você não sabe sobre o que está falando

15/07/2020 - 14:58
B3 B3SA3 Ibovespa Mercados
“A primeira vez que uma empresa acessa o mercado de ações, vendendo (ou emitindo novas) ações para o mercado é para se capitalizar de forma mais barata e buscar investidores” (REUTERS/Rahel Patrasso)

Ludwig von Mises, um dos maiores economistas e filósofos do século XX, disse:

“Uma bolsa de valores é crucial para a existência do capitalismo e da propriedade privada, pois significa que existe um mercado para as transações de títulos de propriedade sobre os meios de produção. Não pode haver uma genuína propriedade privada do capital sem um mercado de ações; não pode haver um genuíno socialismo se tal mercado existe e funciona.”

Talvez seja por esse motivo que vemos muitas pessoas que flertam com a política socialista, como certos youtubers, contra o mercado de ações. Pensando bem até que faz sentido, socialismo & mercado de capitais não combinam, mas não estou aqui (nem vou) discutir política porque não gosto e fim.

Essa semana ganhou notoriedade a seguinte “afirmação”:

“…não gosto da bolsa. Eu não gosto de gerar riqueza sem produzir nada para o mundo” e “mercado especulativo que se assemelha ao mercado de apostas”.

Não preciso e nem vou citar nomes, mas vou usar hoje essa declaração para mostrar como a falta de educação financeira nos deixa ignorantes e pode nos fazer passar vergonha em público.

Como dizia meu pai, que com certeza roubou estra frase de alguém, “de grão em grão a galinha enche o papo” e por isso uso essa coluna e meu Instagram (@vmiziara) para tentar esclarecer alguns pontos.

A Bolsa de Valores é um sistema de distribuição de valores mobiliários, é uma plataforma que provê liquidez à títulos existentes de empresas, melhorando o fluxo de capitais entre todos os agentes econômicos do mercado (inclusive nós, investidores).

A primeira vez que uma empresa acessa o mercado de ações, vendendo (ou emitindo novas) ações para o mercado é para se capitalizar de forma mais barata e buscar investidores que podem contribuir com a empresa, diferente de pegar um simples empréstimo no banco!

Quando a empresa faz um IPO – Oferta Publica de Ações, ela está acessando o mercado para se tornar mais profissional, transparente, se capitalizar e muitas vezes permitir a entrada de investidores-sócios, que vão participar da gestão da empresa, seja via conselho administrativo ou outras formas de apoio!

Uma vez feita essa capitalização, o dinheiro vai para algum lugar, é obvio. Seja para pagar dívidas, para comprar outras empresas, para aumentar produção ou qualquer coisa, mas o dinheiro gira e por isso o investimento em ações é tão importante. Mesmos e for para o bolso dos sócios, eles vão gastar esse dinheiro na economia real.

Depois que a empresa vendeu suas ações elas continuam ser negociadas. De fato, se um investidor comprar uma ação de outro, não há ganho novamente para a empresa, visto que essa já se capitalizou.

Apesar disso, quando a empresa já está no mercado fica mais fácil de ele buscar recursos novamente para crescer ainda mais.

Apenas nesse mês de julho/2020 vimos duas ofertas subsequentes (quando a empresa já tem ações na bolsa) de valores altíssimos que serão usados para investimentos na economia real! A JHSF (JHSF) provavelmente usará o dinheiro para dar inicio à Villa XP @xp.inc@guilhermebenchimol enquanto a Lojas Americanas (LAME4) deve investir na controlada B2W (BTOW3) e na Ame Digital.

Não existe uma economia desenvolvida no mundo sem uma Bolsa de Valores tão desenvolvida quanto! Entre os inúmeros benefícios para a economia, destaco: possibilidade de ser sócio de um negócio sem ter que empreender, possibilidade de renda passiva através da participação de lucros das empresas e estimulo da mentalidade de “investidor”, e etc…

Pegando um último gancho e usando o exemplo de “renda passiva”, um investidor que recebe dividendos (participação dos lucros das empresas) acaba aumentando seu poder aquisitivo, podendo reinvestir em ações ou simplesmente gastar o dinheiro, colocando mais riqueza para circular na economia.

E só pra terminar, “mercado especulativo” existe, mas Bolsa de Valores não é se você investir “apostando” no crescimento da empresa e dos lucros, assim como qualquer empreendedor faz quando monta um negócio próprio.

Ah, o “Adsense” é uma das maiores ferramentas de receita de youtubers…e é do Google, empresa que vendeu parte de ações na Nasdaq para se capitalizar e investir no seu negócio.

Um abraço!

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Gustavo Kahil - 15/07/2020 - 15:03