Ibovespa

Vivara (VIVA3) no Ibovespa? Veja as principais mudanças que a XP espera para os índices

24 mar 2024, 13:24 - atualizado em 24 mar 2024, 13:24
ações ibov
No dia 6 de maio a bolsa irá rebalancear as ações dos índices para o próximo quadrimestre. (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

Os índices da bolsa de valores brasileira terão um rebalanceamento no dia 6 de maio com a primeira publicação da prévia das novas carteiras no primeiro dia de abril. Com isso, os analistas da XP Investimentos realizaram um estudo para identificar quais ações podem ser excluídas ou incluídas no Ibovespa (IBOV).

De acordo com a análise de Thales Carmo, Júlia Aquino, Jennie Li e Fernando Ferreira, a ação da Vivara (VIVA3) devem ser incluídas no principal índice da bolsa no próximo quadrimestre. Quanto às exclusões, a equipe não vê nenhuma no horizonte.

  • Já sabe onde investir agora que as empresas estão divulgando seus balanços do 4T23? Veja análises completas da Empiricus Research e saiba se você deve comprar, vender ou se manter neutro em cada uma das principais ações da bolsa. Clique aqui para receber os relatórios GRATUITOS. 

Além do Ibov, a XP projeta ainda que o IBX50 deve incluir Energisa (ENGI11), Allos (ALOS3) e  Carrefour (CRFB3), já as ações da Klabin (KLBN11), Minerva (BEEF3) e Casas Bahia (BHIA3) devem deixar o índice.

O IBX100 pode incluir os papéis da Caixa Seguridade (CXSE3) e Copel (CPLE3); e excluir M. Dias Branco (MDIA3) e  Ecorodovias (ECOR3).

O relatório ainda aponta um “risco significativo” de que a ação da Espaçolaser (ESPA3) seja removida do Índice Small Caps por estar próximo de uma negociação abaixo de R$ 1,00 e, assim, pode se tornar uma Penny Stock. 

“A remoção poderia levar a um impacto negativo equivalente a 4 dias de negociação (nós estimamos R$ 4,1 a 5,2 bilhões em saídas). De acordo com a nossa análise, isto é suficientemente relevante para impactar no preço da ação, e pode fazer com que o papel desvalorize quando os fundos passivos e ETFs ajustarem seus portfólios no próximo mês de maio”, avalia o documento.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.