Carreiras

Voluntariado: Qual a importância do serviço social para a sua carreira?

27 ago 2022, 17:00 - atualizado em 26 ago 2022, 16:52
Voluntariado
O voluntariado é uma oportunidade para desenvolver habilidades importantes na vida profissional (Imagem: Shane Rounce/Unsplash)

O trabalho voluntário é um conjunto de atividades não remuneradas, que surgiu como uma forma de a sociedade exercer uma cidadania ativa, contribuindo para o bem comum e interesses coletivos. Mas você sabe qual a importância do serviço para a carreira profissional?

Juliana Ribeiro, gerente executiva da consultoria de recursos humanos Michael Page, destaca que, cada vez mais, as pessoas têm sido vistas pelas empresas para além do seu currículo, não distanciando o lado pessoal do profissional.

A gerente aponta que todo tipo de experiência, seja ela pessoal ou profissional, de voluntariado ou de projetos, agregam no sentido de competência que aquele profissional pôde desenvolver.

De acordo com ela, o voluntariado também é uma oportunidade para desenvolver habilidades importantes na vida profissional, em um contexto diferente daquele estritamente de trabalho.

ESG ganha espaço

Já Ana Carla Guimarães, diretora de negócios da Robert Half, segue a mesma linha de raciocínio, e lembra que vivemos num momento de mercado no qual a agenda ESG (meio ambiente, social e governança) ganha, ano após ano, mais espaço dentro das companhias.

“Portanto, ter no currículo o registro de alguma experiência com voluntariado pode ser um grande diferencial para o candidato, especialmente em um contexto de retomada da atividade econômica e aumento da oferta de vagas”.

A diretora de negócios pontua que, assim como o mercado quer que as empresas sejam comprometidas em ações sociais, as empresas também buscam essa característica no currículo dos profissionais, especialmente as mais engajadas na questão ESG.

Guimarães pontua que existem situações onde inserir trabalhos voluntários no currículo é especialmente estratégico, caso a atividade agregue conhecimento para a carreira, além de que, se a empresa contratante desenvolver atividades voluntárias ou projetos sociais, mostra alinhamento com a cultura da organização.

“Por fim, na hipótese de um profissional em início de carreira, que tenha pouca experiência na área de atuação, o trabalho voluntário pode fazer a diferença pelo desenvolvimento de competências sob demanda”.

Quando o voluntariado pesa na escolha?

Ambas concordam quando dizem que o fato de ter um serviço voluntário no currículo não é o ponto principal para a escolha de contratação – sendo muito mais um diferencial, do que necessariamente um critério.

Guimarães diz que, prioritariamente, as empresas focam na aderência do profissional aos requisitos técnicos e comportamentais da vaga em questão, pois são eles que efetivamente definirão o sucesso das entregas do dia a dia.

Contudo, em uma situação em que dois candidatos com perfis equilibrados estão na fase final de um processo seletivo, a prática de trabalhos voluntários com certeza servirá como atributo deste desequilíbrio.

Ações de voluntariado corporativo

O Instituto Aromeiazero, é uma organização que promove ações de voluntariado corporativo, tendo a bicicleta como tema central e a promovendo como um instrumento de transformação social.

Além de ser uma ferramenta versátil e propulsora da sustentabilidade ambiental, a bicicleta também é um ótimo instrumento de ações organizacionais com impacto real.

A instituição realiza durante todo o ano atividades que promovem ações em empresas, sendo elas: pedaladas em grupo, mutirão de mecânica de bicicleta, festivais comunitários, entre outras, com o objetivo de engajar os colaboradores no serviço social.

Entre as iniciativas de voluntariado empresarial que o instituto contempla, estão: Km Solidário, Pedal em grupo, Bike Parada Não Rola, Segurança Viária, Desafio 60 e Festival Comunitário. Para maiores informações, acesse o link.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Leia mais sobre: