Mercados

Wall Street retoma negociações após feriado e dispara 2% com alívio nas tarifas de Trump

27 maio 2025, 17:05 - atualizado em 27 maio 2025, 17:09
mercados wall street morning rali Natal
Wall Street operou em forte alta e o Nasdaq subiu mais de 2% após Trump adiar a imposição de tarifas contra a UE (Imagem: REUTERS/Lucas Jackson/File Photo)

Wall Street retomaram as negociações nesta terça-feira (27) após o “Memorial Day” e iniciaram a semana mais enxuta em forte alta, com o alívio nas tensões comerciais e dados de confiança melhores do que o esperado.

Confira como fecharam os índices de Nova York:

  • S&P 500: +2,05%, aos 5.921,54 pontos; 
  • Dow Jones: +1,78%, aos 42.343,65 pontos;
  • Nasdaq: +2,47%, aos 19.199,16 pontos.

Em destaque, o índice Dow Jones subiu mais de 700 pontos, em recuperação. Já o S&P 500 e o Nasdaq interromperam a sequência de quatro dias de perdas.

O que movimenta com Wall Street hoje?

Nos Estados Unidos, os mercados retomaram as negociações após o ‘Memorial Day’ em forte alta.

Os investidores reagiram ao recuo do presidente Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre a importações dos produtos da União Europeia no país, no último domingo (25). Inicialmente, as taxas entrariam em vigor em vigor em 1º de junho.

Novos dados da economia norte-americana também movimentaram o pregão. Entre eles, a confiança dos consumidores  teve uma forte melhora em maio, depois de se deteriorar por cinco meses consecutivos, em meio a uma trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Segundo o Conference Board, o índice de confiança do consumidor avançou 12,3 pontos para 98,0 neste mês. Os economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 87,0 pontos.

As atenções também foram divididas com falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed). Pela manhã, o presidente da unidade do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, disse que as taxas de juros devem ser mantidas estáveis até que haja mais clareza sobre como as tarifas comerciais mais altas afetam a inflação, alertando contra o risco de deixar de considerar o impacto de tais choques nos preços da oferta.

“Pode levar meses ou anos para que as negociações sejam totalmente concluídas, e pode haver aumentos de tarifas ‘olho por olho’ à medida que os parceiros comerciais respondem uns aos outros”, disse ele.

“Esses argumentos apoiam uma postura de manutenção da taxa de política monetária, que provavelmente é apenas modestamente restritiva agora, até que haja mais clareza sobre o caminho das tarifas e seu impacto sobre os preços e a atividade econômica”, acrescentou Kashkari.

Já o presidente da unidade do Fed de Richmond, Thomas Barkin, afirmou que os dados recentes “mostram uma economia em grande parte na mesma trajetória em que estivemos nos últimos dois anos. Desemprego baixo e inflação se aproximando da meta”.

No cenário corporativo, as ações da Tesla (TSLA) subiram mais de 5% depois que o Elon Musk, CEO e fundador da empresa, disse que estava mudando seu foco da política para suas empresas. O movimento acontece após a queda da plataforma de mídia social X. Milhares de usuários em vários países, como Alemanha, Brasil, Espanha, França, Índia, Canadá, Austrália e Reino Unido, tiveram problemas para acessar a plataforma no auge da interrupção, de acordo com dados do Downdetector.

“Voltei a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e a dormir em salas de conferência, servidores, fábrica. Devo estar super concentrado no X/xAI e na Tesla (além do lançamento da Starship na próxima semana), pois temos tecnologias críticas sendo lançadas”, disse Musk em uma publicação na rede social.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar