Feriado nos EUA: Wall Street fecha nesta segunda (1º) e semana promete dados cruciais para decisão do Fed

As bolsas de Nova York estarão fechadas nesta segunda-feira (1º de setembro) em razão do feriado de Dia do Trabalho (Labor Day) nos Estados Unidos. Os índices retomam as negociações na terça-feira (2).
Na sexta-feira (29), último pregão antes do feriado, os principais índices das bolsas de Nova York encerraram em queda. O S&P 500 caiu 0,64%, fechando aos 6.460,26 pontos; o Dow Jones recuou 0,20%, aos 45.544,88 pontos; e o Nasdaq teve baixa de 1,15%, terminando aos 21.455,55 pontos.
- LEIA TAMBÉM: O dinheiro que trabalha para você! Veja como receber uma carteira para buscar geração de renda passiva, de forma prática e gratuita
Apesar do feriado, a semana será intensa em indicadores que podem definir os próximos passos do Federal Reserve (Fed) na política monetária. O mercado aguarda sinais sobre a possibilidade de corte de juros já na próxima reunião do banco central americano.
Os dados recentes de inflação da maior economia do mundo também endossaram a expectativa. Nesta sexta-feira (29), o mercado precificava 87,2% de chance do Fed cortar 0,25 ponto percentual dos juros na próxima reunião de política monetária, que acontece no dia 17 de setembro.
Nos Estados Unidos, a agenda traz a divulgação do payroll de agosto, principal termômetro do mercado de trabalho, além do PMI, do Livro Bege do Fed e das pesquisas Jolts (abertura de vagas) e ADP (emprego no setor privado).
Tradicionalmente, o Dia do Trabalho marca o fim do verão nos EUA e gera menor liquidez global, mas os investidores já se posicionam para uma semana que promete mexer com expectativas sobre os rumos da economia mundial.