Mercados

Wall Street recua após tom duro com inflação de autoridade do Fed assustar investidores

18 jun 2021, 17:22 - atualizado em 18 jun 2021, 18:49
Wall Street
O Dow Jones e o S&P começaram a semana em níveis recordes de fechamento (Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton)

Os mercados acionários encerraram acentuadamente em queda nesta sexta-feira, com os índices Dow Jones (DJI) e S&P 500 (SPX) registrando seus piores desempenhos semanais em meses, tropeçando depois que os comentários do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, de que a autoridade monetária poderia elevar os juros mais cedo que o previsto, assustar investidores.

O Dow Jones e o S&P começaram a semana em níveis recordes de fechamento, mas ao fim acumularam a maior queda semanal desde o fim de outubro e fim de fevereiro, respectivamente.

O índice Nasdaq, fortemente concentrado em papéis tecnológicos, também encerrou com queda semanal, apesar de registrar suas duas máximas recordes de fechamento nos últimos cinco dias.

A confiança dos investidores em suas posições existentes foi inicialmente abalada pela reunião de política monetária do Fed, onde projetou-se que os aumentos das taxas de juros ocorreriam mais cedo do que o esperado e foi sinalizado que banco central está chegando ao ponto onde poderia começar a falar em reduzir seu estímulo maciço de compras de títulos ao invés de apenas pensar nisso.

Isso foi agravado por Bullard, que afirmou nesta sexta-feira estar entre as sete autoridades que enxergam aumento dos juros a partir do próximo ano para conter a inflação.

A inflação e a forma como o banco central dos EUA vai enfrentá-la quando o país sair da pandemia estiveram no centro das atenções dos investidores antes da reunião de política monetária do Fed, que terminou na quarta-feira.

“Não estou surpreso de ver o mercado vender um pouco. Nunca estou surpreso, dada o forte rali que tivemos por um longo período de tempo, quando vemos alguns períodos de realização de lucros”, disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Conselho de Inverness em Nova York.

O índice de volatilidade CBOE, conhecido como “índice do medo” em Wall Street, fechou nesta sexta-feira no maior patamar em quatro semanas.

“Na próxima semana você terá várias autoridades do Fed fazendo discursos e teremos a mesma coisa: alguns serão mais ‘hawkish’ (duros com a inflação), e outros serão mais ‘dovish’ (brandos), então você verá algumas idas e vindas”, adicionou Ghriskey.

O Dow Jones (DJI) caiu 1,58%, para 33.290,08 pontos, o S&P 500 (SPX) perdeu 1,31%, para 4.166,45 pontos, e o Nasdaq (US100) recuou 0,92%, para 14.030,38 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.