BusinessTimes

Wells Fargo investe em seis bancos de proprietários negros

09 fev 2021, 14:57 - atualizado em 09 fev 2021, 14:57
Wells Fargo
O banco planeja mais investimentos nos próximos meses, disse Daley em outra entrevista à Bloomberg (Imagem: REUTERS/Jeenah Moon)

O Wells Fargo comprou participações em seis bancos de proprietários negros como parte de uma promessa de US$ 50 milhões para apoiar instituições com foco em minorias.

O banco de São Francisco designará equipes dedicadas para fornecer aos bancos treinamento financeiro, tecnológico ou de produtos, disse o Wells Fargo em comunicado na segunda-feira. O banco não divulgou os valores de cada investimento.

Os bancos beneficiados são o Broadway Federal Bank, de Los Angeles; Carver Federal Savings Bank, de Nova York; Citizens Savings Bank & Trust; de Nashville, Tennessee; Commonwealth National Bank, de Mobile, Alabama; M&F Bank, de Durham, Carolina do Norte; e Optus Bank de Colúmbia, Carolina do Sul.

“Não é apenas: ‘OK, aqui está o nosso dinheiro, liguem se tiverem uma pergunta’”, disse Bill Daley, vice-presidente de assuntos públicos do Wells Fargo, em entrevista.

“Dedicamos nosso tempo para tentar entender essas instituições” e, dependendo de suas necessidades, o Wells Fargo aconselhará em áreas como transformação digital, acesso a agências e originação de empréstimos, disse.

O banco planeja mais investimentos nos próximos meses, disse Daley em outra entrevista à Bloomberg Television na segunda-feira.

“Essas instituições, muitas das quais existem há mais de 100 anos, são realmente vitais para essas comunidades e, se vamos começar a abordar a desigualdade que existe em muitas de nossas comunidades, essas instituições precisam ser mais saudáveis e devem ser capazes de crescer, de serem mais competitivas”, disse Daley.

O número de bancos com proprietários negros nos EUA diminuiu de 48 para 18 nas últimas duas décadas, e seus ativos combinados encolheram desde a crise de 2008, de acordo com dados do Federal Deposit Insurance.

“Esses investimentos podem ajudar bancos de negros a atualizarem sua infraestrutura tecnológica”, escreveu Eldar Beiseitov, economista de negócios do Federal Reserve Bank de St. Louis, em relatório na quinta-feira. “A pandemia aumentará a proporção de empréstimos imobiliários e de pequenas empresas inadimplentes, portanto, aumentar as fontes de financiamento e capital se tornará fundamental …”, disse.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.